Se você está antenado no mundo da TI, certamente já ouviu alguns termos comuns nas últimas décadas, como Business Intelligence, Big Data, Machine Learning, Internet das Coisas, realidade virtual e computação em nuvem. O que todos eles têm em comum? São pilares da transformação digital, que está tomando conta das empresas.
A união da intensa produção de dados com sistemas de estruturação e inteligência artificial tem dado a oportunidade para os gestores tomarem as melhores decisões e liderarem um processo de inovação. O grande dilema dos gestores, quando o assunto é transformação digital, tem relação com a implementação do processo dentro da empresa e os impactos que a transformação trará.
Para que você tire essas dúvidas, fizemos este post que responde a questões importantes acerca da transformação digital. Confira!
O que é transformação digital?
Mais do que adotar ferramentas tecnológicas, a transformação digital consiste em reestruturar os processos internos de uma empresa, colocando a cultura digital como foco, para ganhar produtividade, melhorar a gestão e entregar a melhor experiência para o cliente. Para que isso seja possível, é necessário que sejam feitas mudanças estruturais, que coloquem a tecnologia como elemento central na empresa.
Muito além da presença digital
Muitos gestores se enganam ao achar que, pelo simples fato de a sua empresa estar presente nos canais digitais, com perfis atuantes em redes sociais e um blog ativo, já está imersa na transformação digital.
A transformação digital demanda uma mudança mais profunda, que envolve investimentos em tecnologias, profissionais qualificados, novos métodos de trabalho, treinamento e nova cultura organizacional.
Transformação digital que abrange mais do que empresas de tecnologia
Há uma confusão muito grande em relação à transformação digital no que diz respeito à sua aplicação nos diversos segmentos empresariais. Muitos acreditam que esse processo é privilégio de empresas de tecnologia, o que é um engano, já que as ferramentas digitais fazem parte do nosso dia a dia em todas as áreas.
Atualmente, é possível pagar contas, pedir comida, encontrar um quarto de hotel, reservar ingressos para um show, comunicar-se com a prefeitura de sua cidade e muitas outras atividades, de forma 100% digital.
Engana-se quem pensa que isso é um milagre proporcionado apenas pelo uso de aplicativos, pois, para que as ferramentas digitais entreguem o que o cliente está precisando, é necessário todo um trabalho de planejamento, que vai desde a elaboração de produtos ou serviços e a relação que o software terá com a empresa até a forma como ele será implantado e distribuído ao público.
Não importa o segmento da empresa, ou, até mesmo, se é um órgão governamental. Todos podem usufruir da transformação digital e extrair o melhor dela.
Quais são os principais motivos para adotar a transformação digital nas empresas?
Para que você entenda, de maneira prática, o impacto da transformação digital nas empresas, separamos, neste tópico, alguns dos motivos para que ela seja adotada hoje mesmo em seu negócio. Acompanhe!
Otimiza os processos internos
A transformação digital permite a otimização dos processos internos da empresa, deixando as atividades mais simples e eficientes, eliminando tarefas burocráticas e repetitivas e aumentando a produtividade.
Isso porque um dos pilares da transformação digital é a virtualização de processos offline, permitindo a simplificação, a automação e a organização. Bons exemplos são os sistemas de gestão logísticos.
Se, antes, os documentos tinham que passar de setor em setor, para que todos dessem baixa e fizessem os trâmites burocráticos, atualmente, quando a mercadoria é registrada no sistema, as informações caem em um banco de dados centralizados e todos os setores recebem as informações em tempo real, de forma automática, eliminando uma série de burocracias e reduzindo a margem de erro.
Estimula o processo de inovação
A transformação digital é um processo de melhoria contínua, afinal, no mundo da tecnologia, novas ferramentas surgem o tempo todo. Dessa forma, os gestores podem desenvolver, testar e lançar, no mercado, novas ideias de forma mais otimizada.
Até então, a inovação era gerenciada tendo como foco exclusivamente o produto acabado. Como era difícil fazer testes com análises preditivas, a maioria das análises se baseava em intuições. Isso significa que os principais problemas só eram descobertos com o produto já na venda final.
Hoje em dia, com as inúmeras ferramentas de análise de dados, que permitem uma maior precisão na análise de mercado e sobre as necessidades do cliente, aliadas às ferramentas de testes e às metodologias ágeis, os produtos e serviços são projetados, criados, testados e modificados, durante o processo, permitindo um alinhamento bem maior entre o projeto e a expectativa do cliente.
Dessa forma, é possível estar sempre à frente do tempo, criando soluções baseadas em dados e testes reais em tempo real e não mais apenas baseado em empirismo ou em falhas de produtos acabados.
Cria novas experiências para seus clientes
A transformação digital, aliada ao Big Data e às ferramentas de mineração de dados, permite à empresa focar a experiência do cliente, baseada em segmentação. Essa segmentação dá a possibilidade para que as corporações personalizem produtos, serviços e atendimento, aumentando a capacidade de fidelização.
É possível, também, analisar o que as pessoas estão dizendo sobre a sua empresa, o seu produto ou o seu serviço, e tentar extrair insights desses comentários, podendo até desenvolver novos produtos baseados em necessidades explícitas desses consumidores.
Como colocar a transformação digital em prática?
Agora que já sabemos o que é a transformação digital e os impactos que ela pode trazer para uma empresa, vamos entender melhor como colocá-la em prática. O processo é complexo e dependerá das necessidades e da estrutura de sua empresa, mas alguns passos iniciais são importantes para começar e isso que focaremos neste tópico.
Faça um planejamento estratégico
Como dissemos no início do post, a transformação digital não está ligada apenas às ferramentas digitais, mas a uma mudança de abordagem da empresa, focada 100% em estratégias digitais voltadas para o negócio. Isso requer, acima de tudo, um bom planejamento estratégico.
Todas as ferramentas utilizadas, os profissionais envolvidos, o treinamento e o direcionamento dos produtos devem ser feitos com base nesse planejamento, para que haja uma maior fluidez no processo. Deve-se ter um objetivo específico, como melhorar a produtividade, fidelizar clientes, aprimorar a tomada de decisão, integrar sistemas etc.
Invista em infraestrutura
Depois do planejamento estratégico, é hora de fazer uma avaliação da infraestrutura da empresa, para ter certeza de que ela está preparada para esse novo momento. É preciso investir em softwares que vão ao encontro desse planejamento estratégico e que ofereçam automação de processos e a obtenção de insights. A computação em nuvem deve ser um dos pilares para a implementação de soluções e a centralização de dados.
A empresa também pode avaliar as suas necessidades e encomendar softwares personalizados, que atendam às suas demandas específicas e a projetos de acordo com o planejamento, para suprir as principais necessidades do negócio.
Invista em uma mudança cultural
A transformação digital, como o próprio nome sugere, depende de uma mudança estrutural na empresa, mas também de uma mudança de cultura. É importante que todos os profissionais envolvidos comprem a ideia e passem a pensar o negócio a partir desse prisma.
Sem essa imersão completa, mesmo com os equipamentos corretos e o planejamento inicial, a revolução pode acabar por ser abandonada, pois os desafios iniciais são enormes.
É importante que todos estejam dispostos a abandonar a zona de conforto, pois a transformação digital é um processo já consolidado. As empresas que negligenciarem esse fato tendem a perder espaço em mercados cada vez mais concorridos.
Esperamos que, após a leitura deste post, você tenha entendido a importância da transformação digital para as empresas e que aproveite as nossas dicas para dar os primeiros passos rumo a esse processo.
Gostou do post? Então, siga-nos nas redes sociais e receba, em primeira mão, as nossas novidades. Estamos no Twitter, no Facebook e no LinkedIn.