Tecnologia no mercado financeiro: Confira as 7 principais tendências

mercado-financeiro

O mercado financeiro, assim como as demais áreas, passa por mudanças todos os anos. A maioria dessas mudanças relacionam-se com a tecnologia, a fim de encontrar novos recursos e benefícios. 

O Tech Trends Report é um relatório anual que faz a previsão e análise das tendências tecnológicas, que provavelmente terão impacto relevante no mundo das finanças, na sociedade e nos negócios. 


Para esse ano, as principais tendências relacionam-se com os meios de pagamento e a facilidade nas transações. Há tendências que já vimos no ano passado, que se mantiveram para 2024 com ainda mais promessas, tornando-se cada vez mais importantes. Quer saber quais são essas tendências? 

Então prossiga com a leitura deste conteúdo até o final para conhecer as 7 principais tendências de tecnologia no mercado financeiro, como atuam e quais benefícios trazem para a sociedade e para as empresas. 

1. Dados Alternativos de Crédito 

Os chamados dados alternativos de crédito têm se destacado, tornando-se uma das principais tendências para o mercado financeiro. 

Um dos motivos para que essa abordagem mantenha-se em evidência é que os dados alternativos abrem novas possibilidades de receita, principalmente com a oferta de produtos financeiros personalizados, além de melhorar a detecção e prevenção de fraudes.

A tendência é que esse movimento continue ganhando tração este ano. O caminho para essa evolução encontra-se, principalmente, nas tecnologias de inteligência artificial e machine learning aplicadas em larga escala. 

2. Otimização das Carteiras Digitais 

As carteiras digitais já são usadas por muitos há tempos, portanto, essa não é uma novidade. Porém, conforme a sua evolução, as transações se tornam mais práticas e rápidas, fazendo com que haja incentivo a compras e chamando atenção de uma quantidade cada vez maior de clientes. 

De acordo com o relatório, o público que faz o uso de carteiras digitais gasta em torno de 31% a mais do que o público que não usa, em todos os tipos de compras. Isso conclui que as carteiras digitais incentivam os gastos, já que agilizam as transações.

Outro fato, é que as empresas garantem ótimos benefícios em relação a essas plataformas, sendo alguns deles:

  • Taxas de processamento menores, em comparação com os métodos de pagamento comuns, por exemplo, cartão de crédito. Isso reduz os gastos comerciais;
  • Oferecimento de ofertas personalizadas e dados importantes em relação aos comportamentos de compra dos clientes;
  • Integração de programas de fidelidade com as carteiras digitais, fazendo com que a coleta e resgate de recompensas seja ainda mais fácil para os clientes, aumentando então, a participação do consumidor.

mercado-financeiro

3. Pagamentos sem Atrito

Os pagamentos sem atrito (Frictionless Payments) vêm se tornando destaque no setor financeiro, já que deixam as transações mais práticas. Esse tipo de pagamento atua na eliminação de etapas tradicionais em uma compra, por exemplo, na adição de informações do cartão, que demanda um certo tempo.

O relatório indica como novidade o uso de dados – por parte dos bancos e fintechs – que são provenientes desse método para criar produtos e serviços financeiros únicos, como por exemplo, opções de empréstimos, investimentos e crédito.

4. Open Banking

O termo Open Banking diz respeito a uma estrutura legal que permite o acesso de fintechs terceirizadas aos dados de instituições financeiras, visando alimentar as ofertas de produtos e serviços dos consumidores.

No ano de 2023, o Tech Trends Report realizou uma demonstração de como o modelo garante aos novos players a oportunidade de acelerar. Para esse ano, 2024, o estudo enfatiza outro aspecto, o compartilhamento de dados do cliente, que aborda pontos importantes sobre a privacidade dos dados e questões de segurança. 

Dessa forma, as instituições necessitam de investimentos em medidas de cibersegurança aprimoradas, além de cumprir as normas de proteção de dados com objetivo de resguardar as informações de cada cliente.

O percurso apontado pelo relatório é que as instituições financeiras optem por APIs que estejam de acordo com os padrões de compartilhamento de segurança e dados. No entanto, é fundamental obter uma provedora de APIs financeiras, que atue no envio de atualizações com agilidade, para enfrentar o desafio na integração das novas tecnologias.

A expectativa é que esse mercado se expanda ainda mais ao redor do mundo, impulsionado pelo surgimento de novas regulamentações para o setor.

5. Identidade Digital

É fato que a identidade digital não é, de forma específica, o único documento de identidade digital, porém, é uma das principais documentações que possibilita o reconhecimento de uma empresa ou pessoa por meio de recursos tecnológicos e dispositivos. 

A junção entre a identificação e a tecnologia facilita a inserção da identidade digital no universo de soluções em banking. Com o frequente aumento de transações financeiras deslocando-se para o digital, a demanda por verificação de identidade está cada dia maior. 

6. Tokenização de ativos

A tokenização de ativos é algo novo, mas já está se tornando uma tendência e o mercado financeiro precisa se preparar para isso. Há poucos anos, a ideia de tornar ações digitais parecia impossível.

Um dos grandes benefícios da tokenização é que ela torna os investimentos mais acessíveis para todos. Isso significa que pessoas com menor poder aquisitivo poderão investir – o que antes era apenas para as classes mais altas – porque não será preciso dispor de valores muito altos para começar.

7. Blockchain 

O Blockchain está revolucionando o setor financeiro e continuará a trazer mudanças significativas nos próximos anos.

Várias áreas serão impactadas, incluindo pagamentos, identidade, contratos e resolução de problemas financeiros. Especialistas destacam benefícios como a democratização do acesso a serviços financeiros, a simplificação de contratos e a transparência proporcionada pelo Blockchain. 

Essa tecnologia não impacta somente as empresas, mas também os consumidores, promovendo processos automatizados e transações em tempo real.

Mesmo com bons motivos para acreditar que 2024 tende a ser um bom ano para o mercado financeiro, esse setor é sensível a qualquer movimento interno e externo. Estar atento a tendências e investir em tecnologia e inovação, ajuda as empresas a mapear oportunidades e evitar possíveis ameaças.  

A Avivatec é especialista em tecnologia para o mercado financeiro e conta com uma gama de soluções para apoiar empresas a potencializar seus resultados. 

Fale com um de nossos especialistas e saiba mais!