A segurança na nuvem é algo cada vez mais importante para empresas de todos os portes e segmentos que buscam ganhar vantagem competitiva no mercado. Entretanto, quando as organizações transferem sua infraestrutura de TI para a nuvem, seus dados e informações críticas são armazenados em servidores remotos controlados por terceiros.
Apesar de os provedores de cloud computing oferecerem recursos de segurança avançados, é fundamental entender o assunto a fundo. Afinal, os dados armazenados em nuvem podem se tornar vulneráveis a ameaças virtuais, como hackers, malwares e phishing, por exemplo.
Aqui vale um alerta: em 2022, os ataques contra a nuvem aumentaram em 48%. Compreender como funciona a segurança na nuvem, a sua importância e como garanti-la internamente na sua empresa é fundamental para a continuidade do negócio. Somente dessa maneira você limita o acesso não autorizado aos dados sensíveis da sua empresa e os protege contra perda, roubo e outros tipos de ataques.
Confira o nosso artigo. Nele, explicaremos tudo o que você precisa saber!
Conheça as principais ameaças que podem atrapalhar a segurança na nuvem
Antes de aprofundarmos a nossa explicação, é muito importante que você esteja ciente das ameaças em potencial que podem atrapalhar a eficiência da segurança na nuvem da sua organização.
Esse é um aspecto fundamental, especialmente porque muitas empresas não contam com sistemas de monitoramento 24×7, estando abertas para muitas vulnerabilidades que existem atualmente.
Diante disso, elencamos alguns dos principais riscos que podem interferir na segurança da nuvem. Saiba mais a seguir!
Violação de dados
Esse é o principal problema relacionado a falta de segurança na nuvem, ocorrendo quando as informações de uma empresa ou indivíduo são comprometidas ou expostas de forma indevida. Casos assim ocorrem quando os dados não estão protegidos por criptografia ou por outras medidas de segurança e são acessados por hackers, por exemplo.
Além disso, violações desse tipo podem gerar problemas diversos, além de aplicações de severas multas decorrentes da Lei Geral de Proteção de Dados. Para evitá-las, a sua organização deve garantir o uso de medidas de segurança adequadas em todas as suas soluções de nuvem. Isso inclui firewalls, criptografia de dados, monitoração e prevenção de ameaças.
Falta de uma estratégia de segurança
A ausência de uma estratégia adequada por parte da sua empresa pode expor usuários e a própria infraestrutura às ameaças de segurança na nuvem, levando à perda de dados e de informações confidenciais críticas de sua organização.
Além disso, as falhas na segurança da nuvem permitem que invasores acessem contas, roubem dados ou acessem informações confidenciais.
Nesse caso, os gestores de TI devem incluir estratégias como: criação de controles de acesso, controles de privacidade e autenticação de usuários. O uso das ferramentas que citamos no tópico anterior também é fundamental.
Invasões
As invasões são outro foco de preocupação para qualquer empresa que utiliza soluções de cloud computing. Afinal, hackers são capazes de invadir sistemas em nuvem para roubar informações confidenciais, modificar dados existentes ou bloquear o acesso ao sistema.
Por sua vez, essas violações à segurança resultam em prejuízos econômicos, já também podem levar a perdas de dados, quebra de confidencialidade, vazamentos financeiros e roubo de identidade.
Para se proteger contra o risco de invasão da nuvem, as empresas precisam implantar práticas que reduzem esse risco, como adoção de autenticação multifatorial e controle do acessos de terceiros, por exemplo.
Ameaças internas
Questões de segurança na nuvem não são apenas externas, mas internas também. Nesse caso, as principais ameaças internas que uma empresa pode enfrentar abrangem os vazamentos de informações confidenciais ou o acesso não autorizado, além do uso inadequado das soluções em nuvem corporativas.
Estas ameaças necessitam de uma análise criteriosa e técnicas de prevenção, como a criação de senhas robustas, ou aplicação de simples medidas de segurança, como o bloqueio de acesso a computadores da organização. Outras medidas importantíssimas são o treinamento e a conscientização dos colaboradores.
APIs inseguras
As APIs inseguras constituem outro fator de risco de segurança. Afinal, uma API insegura pode permitir que dados sensíveis sejam acessados sem autenticação ou autorização adequadas.
Além disso, a APIs inseguras são a porta de entrada para que aplicativos afetados por ransomware comprometam os sistemas de TI da empresa.
É muito importante que a sua empresa utilize APIs confiáveis e que garantam controles de acesso adequados para os usuários.
Quais os benefícios que a sua empresa tem ao garantir a segurança na nuvem
A segurança na nuvem proporciona múltiplos benefícios para as empresas, principalmente um maior controle de acesso e alocação de recursos online, além de capacidade de armazenamento aprimorada.
Ainda, ela oferece uma melhor proteção para as informações armazenadas, gerando maior tranquilidade na tomada de decisões estratégicas, especialmente quando há implementação de governança dos dados na empresa.
A segurança na nuvem também possibilita a proteção de dispositivos, dados e serviços online, com exigências dos padrões de segurança estabelecidos pelo mercado.
Por fim, as soluções de segurança oferecidas na nuvem são móveis e flexíveis, permitindo que a empresa possa reagir rapidamente às ameaças, garantindo maior estabilidade e segurança para os negócios.
Segurança na nuvem: por que contar com um parceiro especialista no assunto?
A ajuda de um parceiro especialista levará a segurança na nuvem de sua empresa a outro patamar. Afinal, esse especialista é capaz de realizar uma avaliação de riscos para identificar possíveis vulnerabilidades no ambiente de nuvem da organização.
Mais do que levantar possíveis riscos, o parceiro irá implementar e reforçar medidas de segurança com base nessa avaliação. Elas são essenciais para proteger dados, aplicativos e infraestrutura em nuvem da sua empresa.
Soluções de monitoramento implementadas por esse parceiro oferecem segurança constante do ambiente em nuvem da sua empresa, detectando e respondendo a ameaças em tempo real. Além dessas ferramentas, um parceiro especialista é capaz de realizar treinamentos para os colaboradores da sua empresa em relação a como lidar com as ameaças de segurança na nuvem.
Conte com a Avivatec para garantir Segurança na nuvem da sua empresa
Com a Avivatec, você terá soluções de TI que vão garantir a segurança de sua nuvem de maneira personalizada, além de oferecer maior robustez à sua infraestrutura de TI.
Para isso, desenvolvemos um modelo próprio que age em diversas frentes, oferecendo uma eficiente análise de desempenho dos recursos de computação, armazenamento e rede.
Além disso, a Avivatec conta com profissionais especializados que compreendem e utilizam as principais metodologias da área de TI em todos os seus processos diários.
Portanto, entre em contato conosco e veja como a Avivatec pode ajudar no processo de transformação digital de sua empresa!