A implementação do real digital vem sendo debatida há algum tempo e, em testes, a nova moeda promete facilitar a vida dos brasileiros, além de trazer o país para uma nova realidade tecnológica.
O Brasil, com sua grande economia em desenvolvimento cada vez mais acelerado, está começando agora a visar com mais afinco o mundo digital e tecnológico em que os países de primeiro mundo já estão investindo há algum tempo.
E, para que os brasileiros comecem a usar as ferramentas e tecnologias globais com ainda mais naturalidade no seu dia a dia, está em teste no Brasil uma nova moeda, o real digital do Banco Central, também chamado de DREX, que deve ser apresentado para o público até 2025.
Aqui na Avivatec estamos sempre de olho nas principais notícias do Brasil e do mundo no universo tecnológico. Quer saber mais sobre o real digital? Então continue a leitura deste conteúdo e descubra o que podemos esperar da DREX.
Um poderoso e novo aliado do PIX
Com a novidade sendo avaliada pelo Banco Central, que já viu no PIX um grande sucesso no dia a dia da economia brasileira, o banco apelidou de maneira carinhosa a moeda DREX como a prima do PIX. Dessa forma, podendo se tornar uma nova aliada para facilitar o processo de compras dos brasileiros em todos os canais de vendas online.
Mesmo que essa novidade anime os economistas e também os consumidores de todo o país, esse projeto ainda está em teste, com previsão de implantação oficial apenas para 2025.
Dada a importância e grandeza dessa operação, que irá contar com o dinheiro de milhões de brasileiros em sua plataforma, os testes de implantação naturalmente podem extrapolar o cronograma estipulado. Dessa forma, podemos esperar que essa novidade seja implantada apenas em 2025.
O que é uma moeda eletrônica?
No caso da DREX, ela será uma moeda eletrônica ligada à nossa moeda, tornando-se o real digital. Ela será apresentada como se fosse uma verdadeira nota de real, só que estará disponível apenas de maneira digital na plataforma online.
Essa moeda será muito parecida com a modalidade de compra e venda apresentada pelo PIX, mas vai garantir ainda mais possibilidades de compras a nível nacional, visando até mesmo transações a nível de títulos públicos e demais compras que envolvem o próprio governo.
As modalidades econômicas mais usadas no dia a dia dos brasileiros também estão incluídas, como: pagamentos de contas, transferências de fundos e demais transações usadas diariamente por milhões de brasileiros.
A moeda eletrônica Drex pode ser usada em todo o mundo?
O real digital Drex poderá ser usado apenas no Brasil, dado que ela é uma representação virtual do dinheiro físico, o real, moeda oficial do Brasil. Se o indivíduo desejar viajar para os EUA e comprar dólares, ele poderá fazer a compra pela plataforma se essa opção estiver disponível após o seu lançamento, mas precisará fazer as suas transações no país de destino com a moeda que é usada nesse país, que pode ser dólar, euro, etc.
Nesse caso, podemos pensar como a troca de dinheiro em casas de câmbio, mas que com a plataforma online da DREX, poderão ser facilitadas e, quem sabe, até mesmo serem trocadas de maneira completamente online e sem muita burocracia.
A moeda eletrônica Drex pode ser trocada por notas físicas do real?
Sim, já que essa moeda nada mais é do que o próprio real sendo usado de maneira digital, então poderá ser facilmente trocada de maneira online para a nota física sem qualquer problema ou burocracia.
Mas, a tendência a longo prazo, é que as notas físicas sejam cada vez menos utilizadas, evitando até mesmo roubos e perda de dinheiro. No sistema da plataforma online, o dinheiro dos brasileiros conta com um grau de segurança muito maior e mais prático, como no PIX.
Caso haja alguma transação suspeita, como valores altos de transferências muito tarde da noite, CNPJs e CPFs suspeitos na hora da transação, e etc. As transações podem ser bloqueadas, evitando que o consumidor não seja lesado, evitando grandes prejuízos.
É seguro usar a moeda digital Drex?
Sim, a moeda digital DREX é uma moeda muito segura, assim como o real, e pode ser usada em todo o Brasil. A DREX contará com um sistema de segurança muito completo, contando com a garantia da segurança jurídica, cibernética e de privacidade nas operações.
Qual será o grande desafio do banco central para a implantação da moeda DREX?
Com toda a certeza o maior desafio do Banco Central para a implantação da DREX de maneira efetiva e ainda mais rentável, será o de educar os brasileiros para que eles aceitem ainda mais as compras e transações online no seu dia a dia.
Mesmo no uso do real de maneira física, todos os brasileiros sabem que taxas sempre são pagas aos bancos, mesmo que a conta corrente ou salário de recebimento do dinheiro seja a mais simples de todas.
O que o Banco Central precisará mostrar aos brasileiros é que com o DREX, haverá muito mais facilidade e ganhos, do que taxas físicas e dificuldades para que o dinheiro seja usado no dia a dia.
Quer saber mais sobre as tendências tecnológicas e novidades no mundo digital? Acesse o blog da Avivatec e fique por dentro!