Organizações do mundo todo mantêm aceso um sinal de alerta em relação ao crescimento dos crimes de fraude. Um relatório da Apura Cyber Intelligence, por exemplo, aponta que as tentativas de golpe cresceram em 637% no ano de 2022. Ainda assim, algumas dúvidas persistem quando o assunto é a prevenção de fraudes.
Afinal, como sua empresa lida com isso? Quais as melhores práticas para identificar e mitigar os riscos? Por onde começar? São perguntas com respostas complexas, mas existem algumas estratégias para acertar na elaboração de uma política de segurança da informação que dê conta dessa demanda.
Quer entender mais a fundo a questão? Então, aproveite a leitura e leve essas dicas para sua empresa!
Por que a prevenção de fraudes e a segurança da informação devem andar juntas?
Em tempos de transformação digital, um volume cada vez maior de informações é armazenado e manipulado em ambientes virtuais — e, muitas vezes, online. O que nem todo mundo leva em consideração é que esse material constitui um verdadeiro ativo das empresas, pois é capaz de gerar valor e mudar o rumo dos negócios.
Para ir além, a relação entre segurança da informação e a prevenção de fraudes também não recebe a devida atenção de algumas organizações, o que é um erro. Assim, para evitar problemas e prevenir fraudes, o primeiro passo é entender as diferenças entre esses termos — e, indo além, as aproximações necessárias entre eles.
A prevenção de fraudes é um conjunto de práticas que tem como objetivo minimizar os riscos de práticas fraudulentas em uma organização. Para promovê-la, é fundamental ter em mente que qualquer negócio está sujeito a sofrer com esse problema — seja pelo uso indevido da identidade de um colaborador, seja pela falsificação de um documento.
Já a segurança da informação é uma política mais ampla que almeja proteger as informações em posse da empresa. Ela estabelece processos, normas, objetivos e os responsáveis por executar ações que protejam dados para evitar vazamentos, perdas e o próprio uso indevido desses recursos.
O ponto é que ambos os conceitos funcionam de forma alinhada. Na prática, um não existe sem o outro. Afinal, protegendo as informações da empresa, evitamos riscos de fraude — e a prevenção de fraudes, por sua vez, envolve diretamente a segurança de dados.
Assim, tenha em mente que existem práticas e objetivos diferentes, mas que diversos pontos podem e devem ser trabalhados em conjunto. A prevenção de fraudes, por exemplo, olha para processos específicos e busca mitigá-los, enquanto a segurança da informação se preocupa com um escopo mais amplo de armazenamento e uso.
Quando aplicadas com inteligência, essas práticas promovem um ambiente mais seguro para os colaboradores e para a empresa como um todo. Dito isso, é interessante conhecer os principais riscos de fraude para que possamos combatê-los.
Quais são as principais fraudes cibernéticas que podem acometer a sua empresa?
Com uma credencial de acesso em mãos, uma pessoa mal-intencionada pode causar prejuízo financeiro e manchar o nome da sua empresa. Portanto, é fundamental entender como isso pode acontecer e criar estratégias para minimizar esse risco.
Tendo em mente o mundo digitalizado dos negócios, aqui estão alguns cenários que podem ser portas de entrada para fraudes cibernéticas e precisam ser combatidos.
Malware em geral
Malwares são aplicativos maliciosos instalados em um dispositivo com o intuito de modificar ou extrair dados do sistema. Em geral, cibercriminosos adotam práticas de engenharia social para inseri-los em uma rede. Isto é, eles estudam o comportamento do usuário para induzi-lo a um erro que crie uma brecha na segurança.
Um bom exemplo disso é o nosso segundo tópico dessa lista, que traz um caso mais específico.
Phishing
O phishing é uma prática que induz o usuário a um erro por meio de mensagens falsas, geralmente por e-mail. Imagine, por exemplo, que um hacker identifica um colaborador de uma empresa e obtém informações por meio da sua rede social, que está aberta. Nesse caso, suponhamos que o usuário seja um ávido leitor de literatura.
Então, o cibercriminoso envia uma falsa promoção de livros para o e-mail corporativo daquele colaborador. Ao ver a oferta de livros, ele clica em um link desconhecido e pronto — uma brecha foi aberta para que um malware ou outra ameaça seja instalada no servidor da empresa.
Roubos de equipamentos
A mobilidade e as políticas de Bring Your Own Device (BYOD) — ou Traga Seu Próprio Dispositivo — trouxeram diversos benefícios para as empresas. Contudo, também vieram acompanhadas de riscos.
O furto ou roubo de um único notebook ou smartphone — seja ele da empresa, seja do colaborador — coloca em risco as informações contidas nele. Por isso, é fundamental levar em conta a proteção desses dispositivos para promover uma boa segurança da informação e a prevenção de fraudes.
Fraudes internas
Por fim, vale lembrar que não é raro nos depararmos com notícias relacionadas a fraudes internas. Para evitar esse cenário desgastante, é fundamental contar com uma política de segurança que proíba o compartilhamento de senhas e que controle o acesso a dispositivos, locais físicos e até mesmo certas áreas da rede.
Como prevenir fraudes na empresa?
Listamos a seguir um passo a passo para ajudar você a construir uma boa estratégia de prevenção de fraudes. Confira!
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Invista na capacitação dos colaboradores
Não existe estratégia eficiente sem o engajamento de todas as equipes. Portanto, promova treinamentos, reciclagem, outros eventos e uma boa comunicação interna para conscientizá-los sobre os riscos envolvidos e as melhores práticas para prevenção. Esse é um primeiro passo fundamental para qualquer empresa.
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Adote uma solução de monitoramento
Monitorar a rede ajuda a identificar ameaças e agir para neutralizá-las antes que elas se tornem um problema. Além disso, é importante controlar o acesso a sistemas mais sensíveis e o próprio uso de credenciais pelos colaboradores.
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Desenvolva um plano de resposta rápida
Um plano de respostas contra incidentes determina a capacidade da empresa de lidar com eventuais incidentes. Vale destacar que é a partir desse plano que a equipe de TI consegue estabelecer práticas de prevenção. O objetivo é justamente estar sempre um passo à frente das ameaças para não precisar investir tempo e dinheiro em ações corretivas.
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Elabore uma metodologia de segurança cibernética
Cada empresa deve contar com um método que dê conta das suas demandas específicas. Afinal, que tipo de infraestrutura de TI sua organização tem à disposição? Quem acessa cada recurso? Onde eles estão alocados?
Ao responder a essas perguntas, a TI passa a compreender melhor quais são os pontos mais vulneráveis. Em seguida, ela pode criar um método de monitoramento, análise de riscos, respostas ágeis e aprimoramento da segurança.
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Realize auditorias periódicas
Uma auditoria independente e aprofundada é fundamental para garantir a eficiência da prevenção de fraudes. De quebra, ela ajuda a identificar processos que podem ser otimizados para que a empresa esteja mais segura e melhore sua performance.
Como você pode ver, são motivos de sobra para investir em prevenção de fraudes — e isso significa contar com uma boa política de segurança da informação. Então, busque o apoio de especialistas e promova um ambiente cada vez mais protegido e eficiente para suas equipes!
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