A cibersegurança é uma questão fundamental para qualquer empresa. Com a transformação digital, uma parcela cada vez maior dos recursos está alocada na rede, por isso é tão importante garantir a proteção dessa infraestrutura. Contudo, é natural ter dúvidas sobre como aplicar estratégias de NOC e SOC nesse ambiente.
Para começar, é importante distinguir claramente o que representa cada um desses conceitos. Afinal, a sua empresa possui equipes distintas de NOC e SOC? Por que isso é importante? Como colocá-las para trabalhar em conjunto e conquistar resultados cada vez melhores?
Neste artigo especial sobre o tema, respondemos a essas e outras perguntas. Confira!
O que é NOC
O Centro de Operações de Rede — do inglês Network Operations Center (NOC) — é um departamento ou time criado para gerenciar e monitorar o ambiente de TI como um todo. De forma geral, seu principal objetivo é manter a infraestrutura operando com estabilidade e confiabilidade.
Isso exige uma estratégia para lidar com as demandas geradas pelas próprias ferramentas e as demais equipes da empresa. Logo, o NOC deve ser capaz de monitorar o desempenho, identificar pontos fracos e otimizar constantemente o uso dos recursos de TI.
Naturalmente, o objetivo é que o desempenho de todas as equipes seja cada vez melhor. Indo além, isso ajuda a evitar que falhas no uso estratégico dos recursos tecnológicos causem prejuízo financeiro à organização.
Vale destacar o papel dos relatórios de disponibilidade, performance e incidentes gerados pela equipe de NOC. Afinal, eles representam uma base sólida de dados para as tomadas de decisão dos gestores, a fim de otimizar o desempenho de cada equipe.
A partir dessas informações, é possível se antecipar aos problemas — e prever oportunidades para o negócio. Tudo isso em uma rotina de monitoramento ininterrupta, que detecta variações de desempenho a qualquer hora do dia ou da noite, sete dias por semana.
O que é SOC
O conceito de Centro de Operações de Segurança — do inglês Security Operations Center (SOC) —, por sua vez, é um time focado em monitorar e gerenciar os eventos relacionados à proteção do ambiente de TI. Sua principal função é acompanhar eventuais alertas de risco e tomar medidas preventivas e corretivas.
De forma mais específica, essa operação lida com os seguintes processos:
- identificação de incidentes de segurança;
- coleta e análise de dados relacionados ao incidente;
- registro de dados de ocorrências;
- planejamento e execução de ações de resposta;
- monitoramento do desempenho após a intervenção.
A equipe deve atuar com base em um mapeamento de processos bem detalhado. Em outras palavras, as atividades devem ser baseadas em atividades definidas para que o ambiente seja mantido estável.
Além disso, o time — de maneira coletiva — deve ter conhecimento aprofundado sobre metodologias de trabalho, recursos tecnológicos e estratégias de solução de problemas. Portanto, é fundamental contar com profissionais qualificados e experientes.
Vale destacar que as ferramentas de coleta de dados devem ser usadas de acordo com as demandas específicas da empresa. Assim, a equipe de SOC pode identificar alertas e responder com agilidade.
Com isso em mente, você já deve ter percebido algumas diferenças entre os conceitos de NOC e SOC. Então, vejamos quais são elas.
As diferenças entre NOC e SOC
Resumidamente, o NOC é um time focado no desempenho da infraestrutura de TI, de forma mais ampla. Na prática, ele deve ser tratado como parte das atividades operacionais da empresa. Afinal, ele ajuda a promover uma performance mais alinhada ao cenário desejado — e projetado — pelos gestores.
O SOC, por sua vez, está preparado para monitorar, detectar, investigar, responder e acompanhar incidentes de segurança. Nesse sentido, ele tem uma preocupação com a disponibilidade dos dados, mas também com o controle de acesso, a prevenção a vazamentos e a conformidade com a regulamentação vigente na área.
Considerando a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), por exemplo, o SOC se torna um aliado poderoso das empresas. Afinal, ele ajuda a prevenir verdadeiras tragédias no que diz respeito à reputação da empresa e aos prejuízos financeiros de um vazamento de dados sensíveis.
Dito isso, é fundamental ter em mente que não estamos diante de uma encruzilhada — ou seja, sua empresa não deve escolher entre uma ou outra equipe. Na verdade, um trabalho alinhado entre uma equipe de SOC e uma de NOC pode trazer resultados ainda melhores para a organização.
O melhor dos dois mundos: a combinação entre NOC e SOC
Quando NOC e SOC atuam juntos, a área de TI é capaz de cobrir as demandas da empresa em um escopo mais amplo, mas de forma detalhada. Enquanto o trabalho do NOC promove estabilidade e tranquilidade para a infraestrutura digital de toda a empresa, o SOC evita que incidentes comprometam a cibersegurança da companhia.
Nesse contexto, é fundamental ter em mente que a segurança da informação se tornou uma questão estratégica para qualquer negócio. Não se trata apenas de evitar desastres, mas de garantir o uso ininterrupto, seguro e otimizado dos dados.
Vale destacar, por exemplo, que a cibersegurança se tornou um critério valioso entre empresas que buscam parcerias, fornecedores etc. O SOC, então, é um diferencial importante para ampliar os negócios e conquistar mais espaço no mercado.
Alinhado a isso, o NOC ajuda a garantir que a empresa atenda às demandas dos clientes, mantendo a infraestrutura operando com uma boa performance. Indo além, o time ajuda a identificar os caminhos para impulsionar a transformação digital na organização, tornando sua operação cada vez mais eficiente.
Por fim, vale destacar que NOC e SOC podem compartilhar dados de interesse mútuo. Com base em relatórios personalizados gerados por esses times, eles podem entender com mais detalhes o cenário atual da empresa. Isso, é claro, impacta os resultados alcançados por ambas as equipes.
Como você pode ver, existem bons motivos para que NOC e SOC estejam ganhando espaço nas empresas. Então, faça uma análise do cenário atual da sua organização e coloque esses times para trabalhar a seu favor!
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