Adotar um modelo digital tem sido um desafio para inúmeras empresas. Se reinventar requer um começo, mas nunca tem fim, principalmente se estivermos falando de tecnologia. As metodologias básicas de atendimento ao cliente têm ficado de lado e novos mecanismos têm deixado muitos profissionais para trás. Mas como acompanhar esse crescimento tecnológico de forma assertiva e positiva? Como fazer do meu cliente um parceiro para o meu negócio? Como resolver o problema dele sem fazer desse momento um pesadelo burocrático e cansativo? Pois bem, temos uma resposta efetiva para esses questionamentos: proposta de trabalho em Lean Digital. O método tem como finalidade tornar grandes e embaraçadas estruturas em inovadoras e digitais.
Os consumidores se transformam a cada dia que passa. Podem e querem resolver tudo de forma rápida, segura e efetiva com o mínimo de esforço possível. Isso não é ruim, o problema é que as empresas não estão prontas para essas mudanças profundas e diárias.
A praticidade nos permite ganhar tempo e isso é ótimo. Mas o que ainda é preocupante são pesquisas como a The Agility Trap – Findings from the 2016 Global Executives Study Into the State of Digital Transformation ou o estudo Curva de Maturidade na Transformação da TI – realizado pela empresa de análises e pesquisas ESG (Enterprise Strategy Group) divulgado em maio de 2017. Ambos trazem dados alarmantes sobre a quantidade de empresas que entendem a necessidade de se transformar digitalmente e as que de fato estão prontas. Sendo 71% as que estão cientes que precisam mudar e 5% as empresas que já estão aptas para o novo. Com isso, surge uma necessidade de avançar de forma ágil.
O Lean foi inspirado em práticas e resultados do Toyota Production System (TPS – Sistema de produção Toyota) no intuito de melhorar a produção. Mas devido sua eficácia, foi expandido para projetos maiores. O grande desafio de uma empresa que aplica o Lean a sua estrutura é fazer com que todos enxerguem o funcionamento dela como um todo. Os seus processos e operações, não somente o produto. A dúvida principal é: como fazer sempre mais pelo cliente sem gastar tanto?
A transformação digital da sua empresa pautada nos direcionamentos do Lean é uma caminhada árdua, porém promissora, inclusive para o consumidor final. O que o usuário deseja é a ferramenta crucial para dar início a um projeto bem desenvolvido e o Lean fornece uma direção para suas ideias. Assim você consegue organizar, executar e entregar o que cliente espera com agilidade, sem desperdícios e ainda obter um feedback do seu consumidor em um prazo muito menor.
Quando identificamos o que é importante para o cliente, estamos entendendo o valor de acordo com a sua ótica. Esse é um dos pilares do Lean. Então, quando identificado, é preciso entender as etapas a serem perpassadas para chegar até esse valor. Em seguida, desenvolver uma estratégia para entregar isso a ele sem gastos desnecessários. Esse processo é denominado fluxo de valor.
Com o Lean, é necessário que essas adequações sobre valor e fluxo de valor sejam contínuas, onde a empresa enxerga o que é importante para o cliente e em seguida se desdobra para entregar isso a ele de forma rápida e simples, reduzindo todo o processo burocrático utilizado antes. Dentro da estratégia Lean, essa etapa é chamada de fluxo contínuo.
Outro problema que o Lean soluciona na empresa é a produção exacerbada e desnecessária de produtos ou, se preferir, podemos chamar de estoque. A empresa deve produzir somente o que o cliente quiser no momento que ele desejar, isso evita os excessos e desperdícios. Esse passo é denominado de produção puxada.
Refazendo essas etapas e melhorando a estrutura e os processos da empresa, é possível obter excelentes resultados com a estratégia Lean. Mas vale ressaltar que essa transformação não é tão simples e o engajamento de todos os setores da empresa é importante. Todos devem estar atentos a essas mudanças de rota dos clientes e precisam analisar, comparar e tomar as decisões em conjunto, sempre observando os problemas e criando soluções de forma cooperante.
Vale a pena utilizar a estratégia Lean para atingir uma transformação digital efetiva e com bons resultados, para que sua empresa esteja sempre pronta para esse cliente que almeja algo diferente a cada dia. Existe um ciclo a ser seguido. A base Lean é formada não somente de estratégias, como também de pessoas que estejam dispostas a enfrentar qualquer tipo de turbulência. O trabalho em equipe é crucial, afinal, estamos falando de liderança, análise de dados, agilidade, valor e o mais importante, do seu cliente.
O Lean digital é a chave para testar, acertar, fazer, refazer e entregar ao consumidor tudo o que ele desejar. É uma reviravolta diária, as mudanças tecnológicas acontecem constantemente e em ritmo acelerado. Mas ser Lean é não ter medo do novo. É enxergar sempre uma oportunidade de crescer no meio do caos. É ser rápido, competitivo, inovador e estar sempre disposto a testar e acertar. Ser destemido, usar o contexto omnichannel a seu favor e estar pronto para oferecer o melhor antes do concorrente, ter uma equipe preparada e liderada por alguém que inspira. Conheça seu público, entenda seus passos e ofereça o que há de melhor com qualidade e assertividade, o cliente é o maior parceiro da sua empresa.