Inteligência Artificial em 2024: Confira as principais tendências

inteligencia-artificial

O avanço da tecnologia está impactando todas as áreas que podemos imaginar. A modernização ocorre em um ritmo acelerado e, muitas vezes, está presente em nosso cotidiano, como é o caso da IA.

Neste ano, é claro que teremos novidades na área. As inteligências artificiais estão se espalhando rapidamente, principalmente nas corporações, onde atuam de maneira significativa, trazendo inúmeras vantagens aos colaboradores. 

2024 será um ano de muitas promessas no ramo de inteligência artificial, fazendo com que o já era prático e ágil, devido a modernização, fique ainda melhor. Quer saber quais serão as principais tendências de IA para esse ano? Então confira este artigo!

Processos automatizados

Também conhecido como BPA, a automação de processos de negócio já vem sendo implementada em diversas empresas, portanto, o esperado é que essa tecnologia se modernize ainda mais, de forma que as organizações passem a automatizar mais tarefas repetitivas e cotidianas.

Essa metodologia é utilizada para constatar padrões em dados de negócios, e, por fim, automatizar as atividades de acordo com tais identificações. Tal ação tende a melhorar a utilidade e a clareza, diminuir os gastos e garantir tempo para que a equipe possa focar em atividades que tenham mais prioridade.

Sora

Lançada em fevereiro de 2024, o modelo Sora é uma ferramenta de inteligência artificial que promete estar entre as mais promissoras do ano. 

Essa IA promete desenvolver cenas reais e imaginativas por meio de instruções de texto. Ou seja, basta dar uma instrução textual detalhada para gerar um vídeo com qualidade, de acordo com as necessidades do usuário.

A Sora está sendo treinada para simular e entender o mundo real. Assim, será possível que as pessoas solucionem problemas que necessitam de interação com o mundo real. A IA possui capacidade para desenvolver cenas de maior complexidade, entendendo não apenas a solicitação do usuário no prompt, mas também, a forma que tais elementos existem no mundo real. 

inteligencia-artificial

Análise preditiva

A análise preditiva consiste em um meio que se baseia em dados históricos e algoritmos de machine learning com intuito de prenunciar resultados. Dessa maneira, esse tipo de análise se transforma em algo ainda mais objetivo e elaborado, possibilitando que as organizações desfrutem dos insights para a tomada de decisões.

É possível que uma empresa utilize uma análise preditiva para predizer a demanda que o cliente irá solicitar e moldar seu estoque e produção com base em tais necessidades. Dessa forma, a garantia de menos contratempos na produção e uso otimizado do capital de giro na organização são garantidos.

Linguagem natural processada

O crescimento da demanda por PLN (Processamento de Linguagem Natural) segue evoluindo de forma de forma rápida e eficaz, possibilitando que as máquinas compreendam com mais facilidade, a linguagem humana e respondam com maior eficácia.

Os que já possuem conhecimento mais profundo sobre o Processamento de Linguagem Natural, esperam que o recurso fique mais aprimorado, fazendo com que as máquinas captem as nuances de linguagem, por exemplo, as gírias, linguagens e jargões de empresas específicas.

É possível desfrutar da inteligência artificial com a PLN para estudar um elevado volume de dados que não estejam estruturados, por exemplo, na identificação de tendências, diálogos no atendimento ao cliente e abastecimento de insights importantes para as organizações.

Personalização com IA

A personalização com inteligência artificial fará com que haja um aprimoramento na experiência do cliente, proporcionando mais lealdade à marca.

Esse recurso é mais uma das tendências promissoras no mundo corporativo, principalmente nas instituições que desfrutam ao máximo de IA. A inteligência artificial eleva o padrão dentro de uma organização, proporcionando que todos os processos de negócio sejam personalizados. 

Ao longo do período, essa ferramenta promete tornar-se ainda mais moderna na análise de dados de um cliente, de forma que ofereça recomendações únicas, tanto de serviços quanto de produtos, tendo como princípio seu histórico de compras e interesses.

Ecossistemas de dados em nuvem

Em 2024, o Gartner prevê que metade das novas implementações de sistemas em nuvem, utilizarão conjuntos de dados unificados com soluções integradas. 

Portanto, as empresas devem avaliar sua capacidade para lidar com desafios de dados distribuídos e integrar fontes externas ao seu ambiente.

Os ecossistemas de dados em nuvem permitem escalabilidade, acessibilidade, eficiência de custos, integração, segurança e atualizações contínuas.

Essas vantagens faz com que os ecossistemas de dados em nuvem sejam uma opção atrativa para organizações que buscam melhorar a gestão e o uso de dados.

Aumento dos investimentos em IA

O investimento acelerado em IA seguirá aumentando nos próximos anos, principalmente por empresas que estão implementando essa tecnologia para expandir seus negócios no universo tecnológico.

De acordo com o relatório da Grand View Research, até 2030, o mercado global de Inteligência Artificial deve atingir 1.811,75 bilhões, com uma taxa anual de crescimento de 37,3%.

Quer ficar por dentro das principais tendências tecnológicas e novidades no mundo digital? Assine a AvivaNews e fique por dentro!