Gerenciar uma empresa requer muito entendimento e preparo que envolve muito mais do que lidar com a equipe e resolver contratempos. Manter uma boa gestão de vulnerabilidades também faz parte do preparo profissional para garantir o melhor desempenho do seu negócio, sobretudo no universo digital.
A gestão de vulnerabilidades é extremamente importante para manter a integridade do sistema e garantir que a rotina de todos os colaboradores não seja comprometida por uma invasão no software.
Por isso, contar com um parceiro especializado é fundamental. A Avivatec é especialista em tecnologia e cibersegurança, desde a adequação à LGPD até outros serviços que asseguram a proteção de sistemas internos contra os ataques virais, como Pentest, cofre de senhas e muito mais.
Quer saber sobre esse tema? Continue lendo este artigo! Ao longo de sua leitura você irá descobrir o que é o gerenciamento de vulnerabilidades, qual a sua importância e quais problemas ele ajuda a eliminar. Confira!
O que é a gestão de vulnerabilidades?
A gestão de vulnerabilidades se baseia em um gerenciamento onde são inseridas diversas estratégias exclusivas para garantir a proteção dos processos operacionais e assegurar os dados da empresa.
Essa gestão é desenvolvida por profissionais especializados em Tecnologia da Informação, que também possuem experiência em cloud computing. A capacitação desses profissionais permite a criação de ambientes digitais quase 100% livres de ameaças para as empresas que prestam serviços.
Sua atuação é extremamente importante, pois o profissional que atua na gestão de vulnerabilidades faz uma análise completa para descobrir as brechas e fazer um bloqueio para que os hackers não consigam invadir o sistema e corromper dados importantes.
A gestão de vulnerabilidade deve ser feita de maneira constante, não somente uma vez ou outra para identificar problemas e solucioná-los. Somente dessa forma é possível assegurar que o sistema esteja livre de malwares e outros problemas.
Entenda a importância da gestão de vulnerabilidades
Agora que você já entendeu o que é a gestão de vulnerabilidades e como funciona, que tal entender qual a sua real importância? Abaixo, você verá alguns dos principais pontos que trazem a devida importância para esse recurso. Confira!
Redução de custos
Corrigir os problemas que ocorreram tende a sair mais caro do que a prevenção. Portanto, podemos considerar que essa é uma boa consequência.
Isso porque a gestão de vulnerabilidades, de maneira preventiva, protege os dados confidenciais e faz com que não seja necessário a responsabilização judicial.
Mais economia de tempo
Economizar tempo é uma das principais vantagens que a gestão de vulnerabilidades proporciona. Com esse recurso, a equipe de TI conseguirá focar na correção somente dos pontos que realmente possuem falhas.
Os profissionais que atuam nessa área estão aptos a compreender o impacto das vulnerabilidades e resolver os contratempos com mais rapidez.
Correção de falhas de segurança
A contratação de profissionais qualificados para a área permite que a correção das falhas que acomete o sistema seja realizada com êxito.
Esses profissionais se responsabilizam pela otimização das aplicações em cloud e farão uso das ferramentas adequadas para garantir maior qualidade.
Mais competitividade no mercado
As instituições que atuam oferecendo segurança ao seu público-alvo, parceiros e também aos fornecedores, garantem maior competitividade no mercado e fixam clientes com mais facilidade.
Porém, é extremamente importante e necessário que os dados dos clientes estejam seguros e protegidos, para garantir que não haverá multas e outras aplicações da LGPD.
Maior controle de segurança
Fazendo uso desse recurso, diversos mecanismos serão implantados para garantir a proteção de cada setor de uma empresa. O avanço na tecnologia e as transformações digitais proporcionaram inúmeras mudanças, sendo que, junto com elas, a precisão de manter as aplicações atualizadas para assegurar a proteção das informações confidenciais.
Esse controle é fundamental para resolver e prever problemas com vírus, ransomwares, malwares, dentre outros.
Assegurar que os clientes permaneçam
Para quem tem ciência da importância de manter os dados sempre protegidos, a gestão de vulnerabilidade é um dos itens principais dentro de uma empresa. Com isso, a permanência dos clientes com uma boa equipe de gestores é garantida!
Contratempos que a gestão de vulnerabilidades auxilia na eliminação
Existem alguns problemas que ocorrem com certa frequência, que a gestão de vulnerabilidades ajuda a eliminar, destacando ainda mais a importância de sua existência em uma empresa. Para que você saiba quais são esses contratempos, leia os tópicos abaixo com atenção!
Senhas fracas
Sabemos que optar por uma senha genérica ou com poucos caracteres é um fator de risco para sofrer com os ataques virtuais. Além disso, manter uma senha fraca por um longo período também contribui para uma possível invasão.
Essa facilidade se dá pelo fato de que os programas utilizados pelos hackers conseguem formar inúmeras combinações de caracteres de maneira rápida e geralmente certeira. Ao realizar cadastro em alguma plataforma, é comum lidar com a exigência de inserir caracteres, números, letras maiúsculas e minúsculas, dentre outras. As menos comuns, mas que também podemos encontrar são as seguintes:
- Alterar sua senha a cada período determinado pela plataforma;
- Nunca repetir sua senha anterior ou fazer uso da mesma em diferentes plataformas;
- Realizar o bloqueio de acesso do usuário depois de um número pré definido de tentativas de acesso com erros;
- Fazer o uso de ferramentas que realizam auditoria de senhas, visando garantir que a senha desenvolvida pelo usuário seja composta por uma combinação segura.
Spams, malwares, vírus e ransomwares
Enviar emails contendo spams, malwares, vírus, é uma técnica bastante praticada pelos criminosos virtuais. O intuito dessa ação é fazer com que as pessoas cliquem nos links maliciosos que são enviados nos emails.
É de suma importância contar com ferramentas que ajudam a impedir a entrada de mensagens mal intencionadas, por exemplo, plataformas de monitoramento e firewall.
Contas inativas
As contas inativas são consideradas um prato cheio para ataques cibernéticos. Na maioria dos casos, essas contas são de ex-colaboradores das empresas, porém, que após seu desligamento não tiveram sua conta removida no servidor.
Pensando nisso, a melhor opção é fazer uso de um procedimento que remova as contas toda vez que um funcionário for desligado da empresa e também passar a manter um controle de acesso, para que seja definido a autoridade de cada usuário e os arquivos de log. Dessa forma, todas as transações realizadas no sistema serão registradas.
Cibersegurança é com a Avivatec!
Contratar profissionais capacitados para gerenciar as vulnerabilidades de sua empresa é a melhor forma de solucionar fragilidades de segurança. Assim, identificando as melhorias necessárias em todo sistema interno.
Aqui na Avivatec você não somente encontra os profissionais ideais para realizar a gestão de vulnerabilidades do seu negócio, como também aposta em uma consultoria de tecnologia especialista em cibersegurança de ponta a ponta.
Está esperando o quê? Entre em contato conosco e descubra como podemos proteger os dados de sua empresa com 100% de eficiência.