Que estabelece um conjunto de boas práticas detalhadas para o gerenciamento de serviços de TI.
O ITIL serve para organizar processos de TI e orientar profissionais a exercerem suas funções com eficiência.
A gestão da infraestrutura de TI se divide em três subcategorias de gerenciamento:
Administração de todos os servidores físicos e virtuais normalmente encontrados em um data center ou nuvem.
Gerenciamento e configuração de redes, além da administração de recursos, permitindo que esses sejam alocados de maneira adequada e de acordo com as demandas de aplicativos e serviços.
Supervisão das tecnologias e recursos de armazenamento de dados, como virtualização, provisionamento de armazenamento, compactação de dados e segurança de dados.
Maximização do uso dos recursos disponíveis, garantindo que eles estejam sendo utilizados da melhor forma possível, aumentando a eficiência e produtividade.
Identificação de áreas onde é possível economizar recursos, como por exemplo, na otimização do uso de servidores e equipamentos de rede, resultando na redução de custos.
Adoção de medidas de segurança, como monitoramento de rede e detecção de ameaças, para proteção de dados e sistemas da empresa contra ataques maliciosos.
Garantia de maior disponibilidade de sistemas e serviços de TI, minimizando o tempo de inatividade e reduzindo os impactos de problemas técnicos.
Suporte técnico especializado para solucionar problemas e tirar dúvidas relacionadas à infraestrutura de TI, o que ajuda a garantir a continuidade das operações da empresa.
Gerenciamento e proteção de dados da empresa de forma mais eficaz, garantindo a integridade, confidencialidade e disponibilidade dos dados.
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