Blog >

Você sabe como uma fábrica de software funciona? Descubra aqui!

Vamos supor que você tenha uma escolha a fazer. Sua empresa depende de programas e tecnologias diversas, então, duas opções surgem: utilizar um programa mais generalista, que ajude, mas deixe a desejar em outros processos, ou passar a contar com uma solução digital inteiramente personalizada para o seu negócio.

A segunda opção parece bem atraente, certo? Pois é isso que uma fábrica de software oferece. Ao contratar esse serviço, sua companhia é modernizada e seus processos se tornam ainda mais dinâmicos. Ficou interessado em conhecer melhor o conceito e seus benefícios? Então, acompanhe conosco!

O que é uma fábrica de software?

O termo foi utilizado pela primeira vez em 1969, empregado pela multinacional japonesa Hitachi, mas popularizado de vez a partir da década de 1990. Ele deriva do inglês software factory, conceito que remete à aplicação de processos oriundos do universo industrial no desenvolvimento de softwares.

Basicamente, o conceito de fábrica de software surge no mercado como uma solução destinada a combinar um maior nível de produtividade e custos menores no desenvolvimento de programas. O termo tem raízes profundas, derivando do modelo de produção industrial em massa proposto por Henry Ford.

Com a transformação digital e os avanços da ciência da computação nas décadas recentes, temos um novo padrão de fábrica de software no mercado.

As tecnologias avançadas facilitaram a vida de pequenas e médias empresas, já que até elas passaram a montar suas fábricas de software para a prestação de serviços de desenvolvimento de sistemas para alimentar a crescente terceirização do mercado de TI.

E o que essa terceirização significa exatamente? É simples: com a evolução tecnológica, empresas de todos os portes puderam contar com o auxílio de colaboradores externos para o desenvolvimento de softwares personalizados de acordo com as suas demandas e preferências.

Desse modo, companhias de diversos segmentos têm acesso a programas desenvolvidos sob medida para as suas necessidades.

A ideia principal por trás da contratação dos serviços prestados por uma fábrica de software é otimizar o trabalho e reduzir os custos operacionais. Isso influi diretamente na produtividade, que aumenta com a adoção de ferramentas tecnológicas de alto nível.

Como funciona uma fábrica de software?

Contratar os serviços de uma fábrica de software é a solução que muitas empresas priorizam para desenvolver softwares de acordo com as suas demandas e respeitando a própria ética de trabalho da contratante.

No caso de grandes empresas, é comum que elas possuam suas próprias fábricas. Porém, é cada vez mais recorrente que companhias de diferentes portes contem com um serviço terceirizado. Isso se explica pela especialização desses profissionais e pela própria evolução das ferramentas disponíveis.

Entre as muitas funcionalidades fornecidas por uma fábrica de software, podemos destacar:

  • desenvolvimento de sistemas e módulos customizados;
  • integração de programas e apps;
  • ajuda na adoção de novas tecnologias;
  • manutenção de softwares;
  • conversão de aplicativos para o ambiente web;
  • serviços gerais de melhoria de performance.

Além disso, como é a própria fábrica de software a responsável pela realização de todo o processo, a companhia contratante não precisa se preocupar com questões relacionadas à infraestrutura ou a hardwares, por exemplo.

Não é preciso disponibilizar profissionais da equipe interna para realizar as tarefas — e o contrato com fornecedores de alto nível prevê a gestão e o estabelecimento de prazos de entrega.

Embora cada empresa tenha necessidades específicas, os processos internos são semelhantes aos de outras organizações similares, principalmente daquelas que estão no mesmo ramo de atuação.

Assim, uma fábrica de software de alto nível consegue entregar os pedidos com agilidade, justamente pela expertise adquirida pelos anos de experiência.

Por isso, é importante priorizar fábricas com eficiência comprovada e credibilidade no mercado. Isso porque a confiança deve ser mútua entre contratantes e profissionais externos.

Quais as principais vantagens que uma fábrica de software proporciona?

Agora que entendemos mais sobre o conceito e o modo de funcionamento de uma fábrica, é interessante conhecer melhor as vantagens do serviço.

Expertise

Ao contar com esses serviços, a empresa passa a ter profissionais altamente especializados como parceiros. Essa estratégia implica soluções inovadoras, que se adaptam integralmente ao negócio já no curto prazo.

Assim, é uma oportunidade de ter profissionais devidamente capacitados e treinados exclusivamente para a área de TI, com a possibilidade de oferecer atendimento personalizado a cada um dos clientes.

Redução de custos

Quando o seu negócio passa a ter uma fabricante de software como parceira, é possível reduzir ou, até mesmo, eliminar muitos gastos com infraestrutura de TI dentro da organização.

Isso se explica pelo fato de que a empresa passa a contar com programas desenvolvidos exclusivamente para cada negócio, reduzindo a utilização de programas mais genéricos. Com a utilização de uma solução personalizada para as atividades-fim da companhia, a produtividade tende a aumentar.

Aumento de produtividade

E, por falar em produtividade, há outras formas de aumentá-la. Além de dispensar programas generalistas e pouco adaptados a demandas específicas, o fato de ter soluções digitais próprias para trabalhar resulta em uma capacidade de atender a mais clientes sem ter que elevar os gastos com mão de obra.

A lógica é simples: se você passa a contar com softwares destinados a otimizar seu trabalho, a tendência é de que você e seus colaboradores gastem menos tempo em suas tarefas, em relação aos métodos anteriores. Assim, é possível conquistar novos clientes e satisfazer ainda mais os já fidelizados.

Redução de erros humanos

Pelo próprio fato de a fábrica automatizar tarefas que, até então, eram realizadas pelo trabalho humano, ela reduz a incidência de erros. Os softwares são programados para desempenhar essas atividades de acordo com o padrão de excelência da empresa contratante.

Aumento de competitividade

Há uma relação direta entre a aplicação desse tipo de serviço e o aumento de competitividade, uma vez que os processos internos se tornam mais ágeis.

Isso gera vantagem competitiva para o negócio. Mesmo que os seus concorrentes também adotem o serviço futuramente, sua empresa desfrutará dos resultados por ter sido a pioneira — e isso será percebido pelos consumidores, que priorizarão companhias que se adaptem primeiro às suas necessidades.

Percebeu como aderir aos serviços de uma fábrica de software é essencial para otimizar os seus processos e conquistar mais clientes? É uma possibilidade real de adotar soluções digitais personalizadas e customizáveis, criadas com o único objetivo de suprir as necessidades do seu negócio.

Gostou do conteúdo e quer visualizar as nossas atualizações em primeira mão? Então, siga-nos nas redes sociais: estamos no Facebook, no LinkedIn e no Twitter!

Fique por dentro das novidades