A maior parte – ou todos – os processos de grandes e pequenas empresas são, atualmente, estabelecidos e amparados pelo uso da tecnologia. Da mesma forma que a maioria dos softwares, dados e informações estão armazenados em nuvem. Com isso, ter uma equipe de profissionais especializados para realizar monitoramento e gestão do ambiente de TI se tornou uma decisão estratégica.
Esta é a principal responsabilidade do NOC (Network Operations Center), um serviço de tecnologia cada vez mais necessário, que monitora e categoriza os alertas gerados pelos sistemas e ativos de TI dos clientes para manter as operações em funcionamento e produtivas 100% do tempo.
Um time de NOC é responsável apenas pelas atividades de monitoramento?
Mais do que monitorar, identificar e solucionar possíveis instabilidades no momento em que acontecem, os profissionais do Centro de Operações de Rede também ficam responsáveis por evitar problemas futuros. Para tanto, realizam rotinas de backup, fazem verificação de links e atualização de licenças e softwares. Assim como elaboram relatórios de melhorias e detectam desvios e falhas, por exemplo.
Por isso, nossos analistas precisam ter uma visão geral de todo o ambiente de TI – Redes, Servidores e Banco de Dados – e não somente de uma área. Também é necessário ter agilidade e cautela para tomar as decisões corretas num momento de incidente, sem se precipitar.
Por que é um serviço importante para os nossos clientes?
Temos o compromisso de realizar todas as nossas entregas com o máximo de qualidade. O NOC é uma peça que se encaixa em todos os projetos, sejam eles aplicações de alto desempenho e/ou infraestrutura de TI, garantindo que sejam monitorados e tenham todos os seus alertas registrados e documentados. Para isso, nossos clientes contam com uma equipe de analistas experientes, dedicados e disponíveis 24 horas por dia, todos os dias da semana.
Com uma atuação em tempo integral, fica clara a otimização na produtividade da empresa que conta com um time de NOC. Afinal, ele assegura que os sistemas de TI estejam sempre ativos e disponíveis, trazendo soluções rápidas para qualquer incidente. O que representa também redução de custos para o cliente, já que falhas podem ser detectadas e resolvidas imediatamente, evitando longos períodos de inatividade que podem comprometer os processos da organização.
NOC é um projeto em constante evolução, uma área que precisa estar sempre em sincronia com as novas tecnologias e com as necessidades dos clientes, que podem mudar constantemente.
Ficou com alguma dúvida? Precisa do nosso serviço de NOC na sua empresa? Entre em contato pelo comercial@avivatec.com.br ou pelo (11) 93041-9337 para bater um papo com a gente.