As plataformas de proteção modernas e baseadas em nuvem integram as ferramentas EDR, software antivírus e tecnologias de criptografia de dados, trabalhando conjuntamente para proteger sua rede.
Em geral, as soluções de endpoint funcionam da seguinte forma: um software de segurança é executado em um endpoint visando detectar um ataque cibernético e protegê-lo da invasão.
Os softwares de segurança endpoint possuem um console centralizado onde é possível se conectar à rede e fazer toda a administração, como acompanhar movimentações ou investigar atividades suspeitas.
Como a tecnologia dos EPPs modernos é baseada na relação servidor-cliente, sua instalação, atualização e manutenção é facilitada, conectando um software no endpoint do gestor e outro nos endpoints externos.
Tradicionalmente, quando se tratava de segurança de TI e de endpoint, buscava-se soluções pontuais para determinadas necessidades. Isso criou um problema, pois essas soluções não se comunicavam e nem trabalhavam juntas facilmente, deixando lacunas de segurança que não são fáceis de identificar e tratar. Com a evolução das ameaças, a EPP tradicional e isolada pode não conseguir acompanhar e combater na velocidade necessária.
Dessa forma, é preciso contar com uma solução integrada, que se adapte a invasores mais avançados. Uma solução de segurança de endpoint moderna, além da redução de custos citada acima, resolve o problema da falta de integração. Isso traz maior visibilidade de ponta a ponta para o gestor, facilitando a localização e a conexão dessas lacunas.
Outra característica das soluções tradicionais de proteção era a detecção de vírus baseada em assinatura do malware. Porém, a detecção acontecia somente caso a sua empresa não fosse a primeira infectada ou se os softwares antivírus não estivessem devidamente atualizados.
Ao aproveitar as informações disponíveis na nuvem, as soluções de EPP têm atualizações constantes e automáticas. E com base em análise comportamental, ameaças anteriormente não identificadas podem ser descobertas.
Atualmente, os EPPs modernos trabalham como um esporte em equipe, sendo o antivírus uma das armas para combater os malwares cada vez mais difíceis e complexos de se detectar.
As soluções de segurança de endpoints, muitas vezes, se sobrepõem às funcionalidades e causam redundância de escopos.
Desse modo, uma solução de segurança de endpoint empresarial moderna, que integre diversos serviços, pode ajudar a aumentar a produtividade e reduzir os custos de softwares.
A visibilidade e o controle de todos os endpoints da organização permitem reduzir a sobrecarga administrativa e de gerenciamento.
Com processos automatizados, há ganhos em gerenciamento, auditoria, provisionamento, registro e atualização ou desativação de endpoint.
Fale com nosso especialista e comece agora a monitorar todos os seus ativos de TI.