Conheça as principais vantagens do uso de blockchain nas ferrovias

blockchains-nas-ferrovias

O uso da tecnologia blockchain é uma grande promessa não só para o setor tecnológico. No caso do setor ferroviário, a novidade permite novos meios de pagamento de bilhetes, em especial, com uso de criptomoedas, além de permitir a rastreabilidade total de cada viajante nos vagões do trem.

Essa tecnologia já vem sendo bastante usada nas ferrovias ao redor do mundo e tem perspectiva de adicionar diversos benefícios para o ramo ferroviário de forma única.

Embora o blockchain não tenha sido desenvolvido especialmente para uso ferroviário, seus recursos possibilitam uma rotina otimizada para o setor. A China e a Rússia, por exemplo, já encontram-se ensaiando tipos de aplicação de blockchain nos diversos processos e controles de suas linhas férreas.

De acordo com os resultados, essa tecnologia irá se expandir em outros países rapidamente e, em breve, chegará ao Brasil. 

Quer entender mais sobre o que é de fato blockchain, quais vantagens oferece para as ferrovias brasileiras e como essa tecnologia impulsiona o modal ferroviário? Então confira este conteúdo até o final!

O que é a tecnologia blockchain

O blockchain é uma tecnologia que tem como base uma cadeia de códigos digitais, que são criptografados e listados, permitindo o recebimento e o envio de dados e informações pela internet, de modo rastreável, além de ser inviolável, transparente e permanente.

Dessa forma, é originado um banco de dados descentralizado, público, armazenado na internet e com redundância nas informações que são distribuídas, que de certo modo, atuam impedindo o corrompimento na cadeia por falha, ausência de atividade, movimentação de hackers ou nós da rede.

Mesmo que essa tecnologia tenha sido gerada no setor de finanças, com objetivo de ser habilitadora para o desenvolvimento de uma moeda digital, por exemplo, o bitcoin, o conceito blockchain tem se expandido globalmente há poucos anos e a expectativa é que sua presença seja responsável por um grande impacto em diversos setores, sendo comparado até com a revolução da internet. 

Quais as suas vantagens nas ferrovias brasileiras

Tratando-se das ferrovias, o setor metroferroviário nacional, conta com as possibilidades de aplicar o blockchain na otimização da gestão de custos e transporte de pessoas e cargas. 

Além disso, também oferece flexibilidade aos passageiros na questão dos bilhetes e o recebimento de ganhos na cadeia de suprimentos e gestão de obras em empreendimentos ferroviários, juntamente com a desburocratização e simplificação das transações, enquanto há maior transparência no processo. 

blockchains-nas-ferrovias

Entenda como essa tecnologia ajuda no impulsionamento ferroviário

Nos dias atuais, os testes em campo e inserção de aplicações utilizando blockchain podem ser de grande auxílio para o aumento de atratividade do modal ferroviário em diversos casos, por exemplo, na emissão de bilhetes inteligentes, onde será possível garantir flexibilidade aos passageiros. 

Um exemplo dessa flexibilidade é na validação do bilhete, por meio de incentivo em programas de fidelização, automatização de esquemas de compensação para atrasos ou cancelamentos de viagens de trens, tanto para o transporte de cargas quanto de pessoas. 

Além disso, os bilhetes inteligentes são opções sustentáveis, visto que sua emissão diminui o desperdício de papéis com bilhetes impressos.

Tais aplicativos podem manter os modelos de pagamento disponíveis, sendo dinheiro, transferência bancária e cartão. Os passageiros podem acessar o bilhete de transporte de diversas formas, utilizando QR Code, por apps de internet ou por NFC (comunicação por campo de proximidade) para os cartões multiuso. 

Utilizando o blockchain, é permitido que os interessados na cadeia de suprimento se comuniquem de forma direta, fazendo com que a confiança e a procedência prevaleçam na relação com melhor custo benefício, visto que desfaz a necessidade de agentes intermediários que ocasionam gastos para o processamento e transação dos dados entre as empresas. 

Porém, da mesma forma que as demais tecnologias emergentes, problemas técnicos podem existir e devem ser contornados em novas fases de otimização.

O crescimento do setor ferroviário com o blockchain

Além de realizar o acompanhamento e avaliação do desempenho das primeiras iniciativas de aplicação da tecnologia de blockchain nas ferrovias de outros países, é preciso que o setor ferroviário brasileiro, através de núcleos de pesquisa e inovação tecnológica que estão associados com centros acadêmicos, continue com o monitoramento de certas questões e empecilhos que a tecnologia blockchain precisa superar, tais como:

Escalabilidade

Conforme as plataformas de blockchain se expandem e são utilizadas, é possível notar que o estresse gerado na rede pode provocar a lentidão nas transações, principalmente nas aplicações que não estão relacionadas com criptomoedas.

Além disso, as que estão em estágio preliminar, por exemplo, as iniciativas do setor ferroviário, que ainda estão limitadas em escalas, também são afetadas. Isso quer dizer que essa tecnologia ainda é considerada nova e demanda exame cauteloso antes de sua implementação em grande escala.

Sustentabilidade

A energia extra consumida pelos computadores de algumas redes durante a competição para adicionar novos blocos válidos à cadeia em troca de recompensas por criptomoedas.

Segurança

Uma vez que um grupo ou um indivíduo que controle mais de 50% do poder de computação de uma rede tem possibilidade de impedir que as transações sejam confirmadas, interrompendo as transações que acontecem entre todos ou alguns usuários (ataque 51%).

Ações que podem ser implementadas em conjunto 

O estímulo da inovação no Brasil por meio de startups, áreas de projetos das empresas e núcleos de inovação com foco nas ferrovias, levando em conta questões tecnológicas disruptivas associadas, como o blockchain IoT, que interliga as vantagens da segurança e da confiança proporcionados pela cadeia blockchain com a Internet das Coisas, é um dos principais exemplos de ação que pode ser implementada pelo setor.

Outras tecnologias também podem contribuir com novas soluções e otimizações que irão reduzir o custo operacional e aprimorar a gestão das linhas ferroviárias, como a captação de dados em campo para o armazenamento em nuvem, análises remotas em tempo real, Big Data, automação de tarefas.

Essas ações elevam a qualidade do serviço, além de expandir a percepção da sustentabilidade econômica e ambiental do modal, expandindo então, a atratividade dos setores de transporte de passageiros e carga.

Existe uma gama de possibilidades de aplicação da tecnologia blockchain nas ferrovias. E, ainda que esteja em fase inicial, algumas aplicações já utilizadas ao redor mundo apontam para uma nova realidade tecnológica no setor.

Quer saber mais sobre as principais tendências tecnológicas e novidades desse universo? Acesse o blog da Avivatec e fique por dentro!