O ano de 2019 foi exponencial para a Avivatec. Com as soluções oferecidas, como Governança de TI, Desenvolvimento Ágil de Software e Serviços Gerenciados em Infraestrutura e Nuvem, a empresa dobrou de tamanho, fez importantes contratações, investiu em inovação e realizou projetos disruptivos no Mercado Financeiro, de Educação, Serviços e Indústria. Para este ano, segue seu plano de crescimento e estabelece metas para que seja feito de maneira sustentável.
Para saber quais foram as iniciativas de destaque do ano passado e as perspectivas para o ano que acabou de chegar, conversamos com o nosso CEO Marcelo Modesto.
Vamos aos dados. No ano passado, a Avivatec teve um crescimento de 100% em faturamento e em 40% número de colaboradores. Quais iniciativas e conquistas você destacaria?
Grandes conquistas são fruto de muito trabalho. Entre as marcantes, destaco o selo Ouro em Nuvem pela Microsoft, o que significa nível máximo nas competências técnicas exigidas pelo parceiro.
Nos próximos anos, Serviços de Nuvem devem concentrar os gastos de TI, segundo dados reunidos pela The Shift. “Os gastos mundiais com TI devem totalizar US $ 3,9 trilhões em 2020, um aumento de 3,4% em relação a 2019, de acordo com a última previsão do Gartner. O software, como esperado, será o mercado de maior crescimento (10,5%), seguido por serviços de TI (5.5). Espera-se que as empresas direcionem a maior parte desses recursos para serviços em nuvem.”
Ainda de acordo com a The Shift, “as projeções indicam que as ferramentas baseadas na nuvem devem superar os gastos em TI tradicional até 2022, uma vez que os C-levels devem continuar a priorizar os gastos em serviços em nuvem e outras ferramentas de corte de custos como uma maneira de se proteger contra uma eventual crise econômica. As organizações também podem esperar um retorno maior de seus investimentos em nuvem por meio de maior agilidade e inovação e melhor segurança”.
No ano passado, a Avivatec reafirmou seu propósito, que é contribuir com a transformação de pessoas e de seus negócios através da tecnologia. Da porta para dentro, nos dedicamos ao máximo em manter os clientes satisfeitos e os colaboradores felizes. Recebemos, pelo segundo ano consecutivo, o certificado de Melhor Empresa para Trabalhar pelo Great Place to Work.
Como colaboradores engajados refletem na entrega aos clientes, tivemos cases marcantes e que pretendem revolucionar os mercados de serviços financeiros e de seguros, entre outras transformações digitais desenvolvidas pela nossa fantástica equipe.
A empresa realizou diversas ações pensando nos colaboradores, ancoradas nos nossos valores, presentes no nosso cotidiano: Encantados pelo cliente, Foco no resultado, Olho de dono, Poder de transformação, Paixão pelo conhecimento, Espírito de inovação e Priorizar e Simplificar.
Quais ações foram realizadas internamente?
Tivemos um ano intenso de atividades, muitas delas sobre um tema que considero primordial: responsabilidade social. Acredito que todos nós podemos sempre fazer algo para ajudar ao próximo. Temos uma parceria com uma instituição que atende a mais de 170 crianças e adolescentes no contraturno escolar, e estivemos presentes diversas vezes ao longo do ano, fisicamente ou ajudando com suprimentos. Temos um projeto de formação e capacitação de jovens em estágio piloto, que vai tomar forma neste ano.
Temos prestado atenção também em maneiras de nos tornar mais sustentáveis. Objetos descartáveis foram eliminados do escritório. Os aparelhos e ar condicionado têm hora para ligar e desligar. Esta última medida, além de contribuir para não ter gasto excessivo de recurso e consequentemente para o meio ambiente, também deixa claro que não queremos que o colaborador fique no escritório mais do que o seu horário de trabalho, o que é importante para a qualidade de vida do time.
Para dividir conhecimento, desde o ano passado implementamos o TechDay. Toda sexta-feira algum dos nossos profissionais traz um tópico sobre tecnologia pra ser apresentado e discutido com os demais. Isso implica em um processo de aprendizado e melhoria de forma colaborativa. Passamos a receber convidados de fora. Também fazemos questão de comemorar cada conquista. Vimos pelo Great Place to Work que 87% dos nossos colaboradores têm orgulho de trabalhar na Avivatec. Considerando o número de recém-contratados quando a pesquisa foi realizada, podemos considerar que esse resultado é ainda maior entre os colaboradores que estão há mais tempo na casa. E vamos sempre correr atrás para chegar nos 100% ao ouvir o que eles têm para nos dizer.
Comente sobre as perspectivas para 2020.
Nosso plano é manter o crescimento, o que é uma meta arrojada, já que viemos de dois anos consecutivos em que dobramos de tamanho. Fizemos uma ampliação na nossa matriz; lançamos o nosso laboratório de inovação, o Avivalab, onde incubamos startups nos segmentos de fintechs, healthtechs e edutechs que possam melhorar a sociedade como um todo. Duas das três empresas do nosso lab serão lançadas este ano e a terceira já está rodando com mais de 100.000 clientes, focada, no momento, em otimização de tecnologia, comunicação e inteligência artificial.
Se em 2019 tivemos 15 novos clientes, mais de 50 projetos, mais de 200.000 linhas de código e mais de 200 novos servidores gerenciados, os números para este ano também são promissores e estamos preparados para fazer acontecer. A tecnologia, muitas vezes, não é a inovação em si, mas é o meio para inovar.