Black Friday e os perigos relacionados ao phishing e segurança digital!

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A tão famosa Black Friday é uma das datas mais esperadas pelo varejo presencial e online do Brasil, data essa que é importante para todos os setores, tanto pelos consumidores que procuram por bons preços para adquirir produtos, como também pelos lojistas, que vêem nessa data uma oportunidade para aumentar de maneira significativa as suas vendas. 

Contudo, apesar de ser uma data muito importante para o comércio e consumidores, diversos especialistas em segurança digital alertam: a Black Friday é considerada como o dia com mais golpes aos consumidores de todo o ano. 

Isso acontece porque os cibercriminosos sabem que os consumidores estão esperando pela queda dos preços o que faz com que muitos anúncios maliciosos e fraudulentos acabem parecendo realistas. 

Dado a importância dessa temática, no artigo de hoje, falaremos um pouco mais detalhadamente sobre a Black Friday e os perigos reais que podem rondar os consumidores que estão em busca de aproveitar boas oportunidades para as suas compras. 

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Como os golpes são aplicados na Black Friday?

De um modo geral, 99% dos golpes aplicados na Black Friday são feitos de maneira online. Isso porque o ambiente digital é muito mais fácil e propício para a aplicação desse tipo de golpes.

Nas compras presenciais, eles também podem ser aplicados, mas como o consumidor estará pessoalmente na loja, a chance de ele perceber que alguma coisa está errada é muito maior do que quando a compra é feita pela internet. 

A grande maioria dos golpes são aplicados por meio de anúncios enganosos e chamativos, que despertam a atenção do usuário, por se tratar de um item relativamente caro no mercado, saindo por um preço muito abaixo dos demais anúncios.   

O que pode acontecer também para facilitar o golpe é quando o anúncio solicita o pagamento do produto via PIX e evita os pagamentos através de cartão de crédito, o que limita muito a chance de o dinheiro ser rastreado e os cibercriminosos serem pegos. 

Vale ressaltar que pode demorar vários dias para o consumidor perceber que caiu em um golpe, dado que o esquema dos cibercriminosos é tão completo que eles enviam e-mails de confirmação da compra e até mesmo podem fingir um rastreio de um pedido de um produto que nunca irá chegar para o consumidor. 

O que é o phishing?

Um dos golpes mais utilizados no mês de novembro em época de Black Friday é o famoso phishing, muito conhecido desde os primórdios da internet. O phishing nada mais é do que uma artimanha utilizada por cibercriminosos para enganar os consumidores e ter acesso às suas informações pessoais, como CPF e dados do cartão de crédito. 

Para aplicar o golpe do phishing os cibercriminosos criam sites falsos que se parecem com grandes sellers do mundo digital, muitas das vezes essas lojas online falsas podem até mesmo ser criadas dentro de lojas online verídicas, por meio de marketplaces. 

Então, o comprador pode confiar que está comprando dentro da plataforma Shoppe, por exemplo, mas por ser um marketplace falso, a Shoppe só alugou um espaço para essa loja loja, não tendo qualquer ligação ou conhecimento em saber se trata-se de uma loja verifica e confiável ou de uma loja falsa e golpista. 

Por meio da ação do phishing, são espalhados e-mails falsos para os clientes ou até mesmo correntes com anúncios chamativos no Whatsapp dos possíveis consumidores. 

Nem mesmo os aplicativos dos celulares estão imunes aos golpes dos cibercriminosos, dado que muitos aplicativos falsos também são criados visando a aplicação de golpes. Após o download do app criminoso, o consumidor irá confiar em colocar todos os seus dados e informações no cadastro, dando acesso para roubarem todas as suas informações. 

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Mas afinal, como evitar os golpes aplicados na Black Friday?

A primeira e principal dica que damos por aqui é: na dúvida se é um golpe ou não, melhor não arriscar e realmente não comprar o produto. 

Normalmente as mensagens golpistas costumam ser muito chamativas, com textos, condições e preços completamente irreais se comparado com os demais do mercado. Elas também costumam ser imediatistas, com informes do produto acabando em pouco tempo, com esse alarde todo, a propaganda se torna mais chamativa e a chance de a pessoa fazer a compra por impulso e sem pensar muito aumenta drasticamente. 

O consumidor, pensando que poderá se dar muito bem comprando um produto com uma promoção imperdível, irá cadastrar os seus dados pessoais e cartão no site falso, dando acesso aos cibercriminosos de todas as suas informações pessoais. Desse modo, o cartão pode ser clonado e novas compras feitas pelos criminosos.  

Como também o consumidor pode ser enganado a ponto de pagar o pedido à vista e nunca ver o seu pedido chegar. 

Quais ações posso tomar se eu cair em um golpe aplicado na Black Friday?

A dica mais certeira que pode ser dada para os consumidores não caírem em golpes na semana da Black Friday é: tomar muito cuidado e sempre duvidar de promoções muito imediatistas e imperdíveis. 

É certo considerar que na semana da Black Friday muitos produtos realmente entram em promoção, atingindo bons descontos, mas até mesmo pelo seu valor de custo, é difícil imaginar um item que esteja muito abaixo do seu valor. 

Um exemplo que podemos citar é: uma bicicleta que custa R$3.000,00 e nos dias da Black ela cai para R$2.500,00. Pensando que R$500,00 não é um desconto tão fora de mão, podemos deduzir que realmente a bicicleta está nessa promoção. 

Agora, imaginar essa mesma bicicleta por R$799,90 em algum site que não existe no Reclame Aqui ou que seja muito novo na internet, nesse caso, muito possivelmente, estaremos falando de um anúncio falso, ainda mais se o pagamento em questão for solicitado pela loja para ser feito via PIX. 

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Como vimos, o período de Black Friday pode ser muito perigoso, tanto para os consumidores, como também para as empresas que querem emplacar nesse momento, mas ainda não passam a segurança necessária para seus clientes.

Aqui na Avivatec você não somente encontra os profissionais ideais para reforçar a cibersegurança do seu negócio, como também aposta em uma consultoria de tecnologia especialista no assunto. 

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