As últimas duas décadas foram palco de uma profunda transformação no mercado. Para ir além, o cenário de pandemia promoveu uma aceleração digital ainda mais acentuada. Naturalmente, quem não se adapta a esse novo modelo tende a perder espaço para a concorrência.
Com os colaboradores em isolamento social, por exemplo, o home office foi uma das principais e mais drásticas mudanças repentinas nas empresas. As empresas que se adequaram às inovações tecnológicas se destacaram, seja na performance ou até mesmo na redução de custos operacionais.
Pensando nisso, preparamos um artigo sobre o assunto para te ajudar a esclarecer essas e outras dúvidas.
O que é a aceleração digital?
O conceito de aceleração digital se refere à velocidade com a qual processos digitalizados foram inseridos em nossa rotina diária. Isso afeta tanto as atividades domésticas, quanto as corporativas. Ainda assim, o assunto se tornou prioridade no mercado, tendo em vista as oportunidades que cria para as empresas.
Diversas atividades que antes eram feitas presencialmente estão agora naturalizadas no mundo virtual. Pelo próprio smartphone podemos fazer compras, agendar consultas, solicitar documentos e até mesmo executar nossa rotina de trabalho.
O ponto é que esse movimento se intensificou com o período de pandemia. Hoje, nenhuma empresa pode ignorar os benefícios da transformação digital, já que isso significaria abrir espaço para uma concorrência mais eficiente, que pode tomar seu espaço no mercado.
Mas, afinal, como isso afeta o meu negócio?
Qual a importância da aceleração digital nas empresas no contexto atual?
Como mostra uma pesquisa divulgada pela FGV, a aceleração digital ganhou ritmo no Brasil durante a pandemia. Hoje, são mais de 447 milhões de dispositivos móveis no país, entre smartphones, tablets, notebooks e computadores em geral.
Mais do que simplesmente o aumento das vendas desses equipamentos, a aceleração digital impactou a rotina das empresas. O investimento médio em TI, por exemplo, já ultrapassa os 8% da receita das organizações.
Um dos grandes impactos é justamente a integração entre o físico e o digital nas empresas. Com a aceleração digital, nota-se que hoje a rotina dos profissionais é hoje, ao menos, parcialmente virtual. Para ir além, a própria interação com os clientes é digita, seja no marketing, seja na própria jornada de compras.
Do fechamento de um negócio até o pós-venda, tecnologias digitais otimizam a rotina das equipes e promovem uma experiência melhor para o consumidor. Não é à toa que as empresas tendem a melhorar seu desempenho e isso pode vir acompanhado ainda de uma redução de custos.
Mas afinal, quais são os desafios e como implementar a aceleração digital?
O primeiro passo é justamente elaborar um planejamento estratégico do seu negócio. Pois, não basta simplesmente adotar soluções que estão em alta e esperar que elas façam tudo sozinhas. Cada empresa tem um contexto específico e todas precisam colocar o consumidor no centro do processo.
É justamente por isso que o conceito de customer centric vem ganhando espaço.
Use a tecnologia para melhorar a interação entre as pessoas
A aceleração digital é eficiente quando as ferramentas e estratégias adotadas têm objetivos específicos que ajudam a atender às demandas do cliente de forma cada vez melhor e com menos custo. Em geral, a nuvem tende a ser um primeiro passo interessante.
Por meio dela, você reduz custos e otimiza sua infraestrutura de TI. A partir disso, é possível implementar outras soluções que transformam o próprio modelo de negócio da sua empresa.
Invista na satisfação do cliente
O consumidor está mais adaptado a esse cenário e costuma comparar as opções. Por isso, é fundamental ter um atendimento omnichannel, com canais integrados. Assim, o cliente pode começar o atendimento por telefone, por exemplo, e dar continuidade por e-mail, chatbot, redes sociais etc.
De quebra, você coloca suas equipes na mesma página. Com sistemas integrados, todos atuam com base nas mesmas informações, reduzindo a burocracia e o retrabalho. Isso traz novos desafios, é claro.
Treine os colaboradores
A mudança é mais suave e eficiente se os colaboradores estão engajados. Mostre para as equipes quais os impactos da aceleração digital, os benefícios para todos os envolvidos e o de que forma eles podem colaborar.
Adote métricas para assegurar o sucesso da sua estratégia
Por fim, vale destacar que é fundamental adotar bons indicadores para monitorar o desempenho das equipes, os resultados alcançados e a própria experiência do consumidor. Assim, você analisa os resultados e mapeia os próximos passos.
Por que a TI é peça-chave na implementação da aceleração digital?
A TI deixou de ser uma equipe que simplesmente apaga incêndios. Hoje, ela atua de maneira estratégica para traduzir as demandas do seu negócio em um plano que impulsione a aceleração digital na rotina das equipes.
Profissionais capacitados e experientes são fundamentais para que sua empresa consiga planejar e executar uma mudança estrutural desse nível. Contudo, a boa notícia é que você não precisa necessariamente contar com uma equipe ampla ou investir pesado na contratação desses profissionais.
Uma consultoria de TI é uma aliada valiosa para quem quer impulsionar a aceleração digital. Com especialistas capacitados e experientes, esse parceiro estratégico ajuda você a levantar as demandas da sua empresa e traçar a rota para que o investimento seja feito com inteligência.
A consultoria pode ajudar em diversas vertentes do seu negócio. Veja quais são elas e alguns exemplos de melhorias:
- Operacional: implementando soluções de automação de processos e uso inteligente de dados;
- Segurança da informação: adequação à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e aprimoramento da proteção aos dados;
- Governança: adoção de melhores práticas, sistemas digitais e métricas para governança em todos os departamentos;
- Times enxutos com especialistas diferentes: disponibilização de profissionais especializados naquilo que é necessário para a sua empresa;
- Foco no core business: auxílio à empresa focar no negócio através de uma consultoria como base tecnológica.
Somado a isso, a consultoria traz novos insights de quem tem um olhar de fora, acostumado aos mais variados cenários. Trata-se de um time mais enxuto e ágil, com foco no negócio e controle de custo e tempo.
Como você pôde ver, a aceleração digital deve estar nos planos de qualquer empresa. Então, conte com quem mais entende do assunto para impulsioná-la na sua organização!
Se gostou do conteúdo, aproveite para ir mais fundo no assunto e confira nosso artigo sobre a função da TI no processo de inovação!