Product Discovery é o processo de planejamento de todas as etapas de um produto, desde o que ele oferece de especial até qualquer coisa que assegure que ele seja útil, valioso e possível de ser feito.
Coletar informações, encontrar oportunidades e sugerir soluções são passos fundamentais quando se está criando um produto. É por isso que ter um processo chamado Product Discovery é tão importante. Ele ajuda a garantir que você entregue aos seus clientes e usuários exatamente o que eles precisam.
Essa ideia começou a ser desenvolvida no início dos anos 2000. Com o surgimento do Manifesto Ágil, o design focado na experiência do usuário (UX) ganhou força, buscando criar um processo mais preciso e eficaz.
Ficou curioso e quer saber mais sobre o que é Product Discovery, suas principais etapas e como conceber um produto de maneira eficiente e assertiva? Então fique neste conteúdo até o final e confira os próximos tópicos!
O que é Product Discovery
Product Discovery é descobrir o quê e o porquê, com base nas necessidades das pessoas que vão usar o produto. Isso significa investigar informações, oportunidades e soluções que sejam úteis para seu público e, ao mesmo tempo, possíveis para sua empresa. Em geral, é entender o problema antes de pensar em como resolvê-lo.
O objetivo iminente é aprender rápido, usando experimentação científica para testar ideias e ver se elas funcionam ou não. Assim, reduzindo riscos, para que sua empresa não gaste tempo e dinheiro em algo que não vai funcionar nem para o negócio, nem para os usuários.
Respondendo perguntas importantes
Marty Cagan, um especialista em Produto, diz que o Product Discovery envolve processos que ajudam a responder a quatro perguntas mais importantes:
- Valor: As pessoas vão querer usar ou comprar essa solução?
- Usabilidade: As pessoas vão conseguir entender como usar essa solução?
- Execução: Temos a capacidade de criar essa solução?
- Viabilidade: Essa solução faz sentido para o nosso negócio?
Decisões que fazem a diferença
De forma simples, o Product Discovery é como planejar todo o caminho de um produto. Ele ajuda a decidir:
- O que torna o produto valioso;
- Quem são as pessoas que vão usá-lo;
- Como entrar no mercado;
- Como se adaptar às mudanças do mercado;
- Como criar modelos iniciais;
- E qualquer outra coisa importante para que o produto seja bem-sucedido.
O objetivo do Product Discovery é garantir que o produto seja útil, valioso e possível de ser feito.
Qual a sua importância para o desenvolvimento de um produto?
Imagine gastar tempo, energia e recursos para criar um produto que o mercado não precisa, que os usuários não aprovam e que têm sérios problemas com precificação? Antigamente, esse tipo de frustração era muito comum, já que o acesso à informação era bem mais lento.
Contudo, com avanço tecnológico, compreender as necessidades do mercado, os aspectos da concorrência e a melhor maneira de se posicionar ficou cada vez mais fácil. Por isso, algumas etapas dos processos de desenvolvimento de produto foram pensadas e desenvolvidas a fim de obter maior assertividade na entrega.
Por isso, a maioria das empresas, especialmente aquelas que se concentram em produtos digitais, se ajustou. Agora, tem maior foco em entregar valor rapidamente e em ciclos mais curtos.
Elas também estão em contato com os clientes com mais frequência, especialmente com o Product Owner. Além disso, toda a equipe de desenvolvimento é mais flexível e está aberta a mudanças. Elas não estão amarradas a seguir um plano rígido desde o início do processo, obtendo muito mais dinamismo em sua entrega.
Essas mudanças trouxeram muitos benefícios para as equipes de Produto. Agora, elas podem criar produtos mais personalizados, com uma melhor chance de sucesso e oferecem um retorno sobre o investimento muito maior.
De que forma o Product Discovery gera valor para as empresas?
Apostar nesse tipo de processo para o desenvolvimento de um produto é fundamental, visto que além de representar economia de tempo e recursos, também agrega em valores para sua empresa. Dessa forma, podemos destacar:
Além da empresa
O Product Discovery oferece valor não apenas para a empresa, mas também para a equipe de produtos e os clientes. Isso porque fornece resultados verdadeiramente necessários para todos os envolvidos.
Mais personalização
Essa metodologia permite que as equipes vão além do que é comum, dos recursos usuais e das tendências de mercado. Isso resulta em produtos mais personalizados para os clientes finais.
Necessidade x desejo
A necessidade sempre tem prioridade sobre o desejo. Portanto, algo que é verdadeiramente necessário sempre terá uma demanda maior e, consequentemente, maior sucesso. A diferença entre um produto necessário e um produto agradável está na sua eficácia.
Zero desperdício
Em um mundo em constante movimento, não podemos desperdiçar nada: tempo, dinheiro, equipe, recursos. O Product Discovery também assegura que a empresa esteja na direção certa em relação ao desenvolvimento do produto, evitando alocar recursos preciosos em soluções desnecessárias.
Visão abrangente
É fundamental lembrar que o Product Discovery oferece uma visão que vai além da empresa, focando no mercado e no público-alvo. Afinal, a opinião deles faz toda a diferença no final do dia. Essa compreensão também é uma maneira de gerar valor para o negócio.
Quais são as etapas do Product Discovery?
Desenhar um produto é um processo que necessita de muita dedicação e tempo. Isso porque é preciso seguir algumas etapas, a fim de garantir um melhor resultado, sendo elas:
- Alinhamento: nesse passo, é preciso entender e conhecer sua empresa, além de alinhar expectativas para os resultados que serão alcançados;
- Pesquisa: nessa etapa é preciso levantar dados concisos e analisar o mercado a fim de descobrir um produto;
- Ideação: levantar hipóteses pensando em produtos, funcionalidades e soluções para o mercado;
- Validação: neste momento é preciso compreender a validação dos usuários finais, a partir da construção de um protótipo;
- Refinamento: após validado, esse protótipo irá passar por refinamento, corrigindo possíveis erros, alinhando funcionalidades e construindo um produto eficiente.
Ao contar com uma consultoria de tecnologia para a descoberta de produtos, sobretudo no mercado digital, é fundamental que esta compreenda as etapas e alinhe as expectativas com o seu negócio.
Na Avivatec você encontra profissionais especialistas no assunto, prontos para oferecer as melhores soluções para o seu negócio e te ajudar a criar algo do zero, inovando no mercado e garantindo a identidade de sua marca.
Como aplicar Product Discovery?
Primeiramente, é essencial compreender como sua empresa descobre que precisa de um Product Discovery. Neste caso, vale a pena ficar atento a algumas questões para determinar com maior confiança se é necessário realizar o Discovery:
- O valor percebido na oportunidade é significativo?
- Qual é o nível de risco envolvido?
- Os objetivos relacionados ao produto em questão estão bem definidos? E quais são as vantagens?
- O Discovery é realmente o melhor método para validar a ideia?
- Existem recursos disponíveis (tempo e dinheiro) para realizar o processo?
- As respostas a essas perguntas ajudarão a decidir se avançar com o Discovery de um produto ou funcionalidade é a abordagem adequada.
Em seguida, contar com um parceiro especializado no assunto garante maior assertividade na entrega. Afinal de contas, segundo levantamento do “Panorama do Mercado de Product Management 2021”, a maior dificuldade para profissionais de Produto é a etapa de Discovery. Sendo assim, 42% dos mais de 1.100 entrevistados assumiram que a elaboração dessa estratégia é o maior desafio.
A boa notícia é que com a Avivatec, você encontra profissionais treinados e capacitados para elaborar o Product Discovery da melhor forma, entregando valor, respeitando etapas e validando processo a fim de oferecer o melhor resultado. Com a nossa consultoria de gestão de projetos você transforma sua visão em realidade. Está esperando o quê? Entre em contato agora mesmo e descubra como podemos ajudar sua empresa a inovar!