A ausência de boas práticas de segurança de dados pode acarretar no roubo de informações do seu negócio e clientes, prejudicando inclusive a confiança da sua marca no mercado.
Vale lembrar que desde agosto de 2020, as empresas são fiscalizadas pela ANPD – Autoridade Nacional de Proteção de Dados, a fim de proteger os dados de consumidores e garantir o cumprimento da LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais.
Detectar as vulnerabilidades (físicas e digitais) de sua empresa, especialmente as que estão ligadas à segurança da informação, privacidade e proteção de dados, é fundamental para que durante o processo de adequação, você enxergue as lacunas de segurança e aprenda a corrigi-las.
Os seus parceiros de negócio vão perceber que a sua empresa se preocupa com a segurança e a privacidade, portanto, ela será mais valorizada e respeitada por isso e, consequentemente, aumentará a confiança da imagem da empresa.
Por fim, determine quem está autorizado a acessar determinadas informações. Essa medida ajuda a garantir que os direitos dos titulares dos dados sejam respeitados.
É fundamental mapear e identificar os dados armazenados pelo seu negócio, bem como onde eles estão armazenados.
Enquanto muitos pensam que as falhas de segurança ocorrem por problemas com software ou sistema operacional, na prática, o fator humano tem um grande peso, em especial, nos casos de vazamento de dados.
Treinamentos para todo time podem aumentar a consciência sobre o tema, e consequente aumentar a segurança de sua empresa.
Preocupar-se com temas como segurança e privacidade, tornarão sua empresa mais valorizada e respeitada por parceiros e clientes. Consequentemente, isso aumentará a credibilidade e confiança no seu negócio.
As empresas que se adequarem à LGPD, estarão mais preparadas para cooperar com os órgãos de fiscalização, e assim evitarão multas regulatórias.
Através dessas ferramentas a empresa irá conseguir descobrir quais tipos de informações tem em seu banco de dados. Por exemplo, dados sensíveis, além disso, também irá saber quem tem acesso a elas.
Evite riscos na sua organização. Converse com os nossos especialistas e saiba como cumprir todos os requisitos da LGPD.