Nos anos 1980, a Toyota, visando à redução do desperdício nas várias etapas da produção automotiva, criou o conceito Lean. Com o sucesso dessa forma de trabalho, outras empresas passaram a adotar a metodologia e a adaptá-la a diferentes cenários. Entre as adaptações de maior sucesso, está o Lean IT, que traz o conceito para dentro do setor de tecnologia da informação.
O objetivo do Lean IT é melhorar a qualidade dos processos de TI, auxiliando os profissionais do setor a desenvolverem estratégias para a redução de custos de acordo com a demanda da empresa. O foco é aumentar a eficiência e a produtividade, reduzindo despesas, sem perder qualidade. Parece uma equação complicada, mas se todos estiverem engajados, esse processo de melhoria contínua tende a ser bem-sucedido.
Neste post, trazemos os principais benefícios do Lean IT, para que você entenda melhor a sua importância para a otimização dos processos do setor. Acompanhe!
Ajuda na redução de custos
Um dos princípios do Lean IT é que toda empresa deverá monitorar a sua cadeia de produção com foco na identificação de eventuais desperdícios e na redução de custos. Por uma questão de acomodação ou de tradicionalismo, muitas empresas preservam a rotina interna há décadas, sem identificar oportunidades de melhorias.
Isso faz com que essas organizações fiquem desatualizadas em relação às concorrentes que estão antenadas e adaptando-se à transformação digital. A consequência dessa estagnação é a perda de mercado, pelo encarecimento da produção, que leva também ao encarecimento do produto ou serviço oferecido.
Bons exemplos são as empresas que mantêm profissionais para realizarem tarefas burocráticas, que, atualmente, podem ser otimizadas com um bom sistema de gestão. Além da economia com custos trabalhistas, a empresa pode tornar a sua rotina muito mais ágil com a automação de processos e a centralização de dados.
Possibilita o foco em processos estratégicos
Um dos focos do Lean IT é a construção de processos com uma visão de longo prazo. Assim, a empresa otimiza a sua gestão de demandas e evita gastos não planejados. O método permite que a companhia retire todos os excessos que atravancam as etapas produtivas.
Um bom exemplo é o sistema de gestão de TI, que falamos acima. Com ele, a empresa consegue integrar funcionalidades, automatizar tarefas, trabalhar remotamente e avaliar as métricas e os indicadores em busca de melhoria contínua.
Contribui para o aumento da produtividade
Com todos os benefícios citados, um dos principais objetivos que o Lean IT entrega é o aumento da produtividade. Mas não estamos falando apenas de volume de produção, já que essa otimização deve vir acompanhada de um aumento de qualidade. É um grande passo para que a empresa alcance a excelência.
Para que isso seja possível, a empresa deverá criar soluções de acordo com a sua demanda, fazendo com que as necessidades operacionais sejam atendidas com qualidade e, em caso de avarias, sejam solucionadas com agilidade.
Com esse crescimento de desempenho e disponibilidade, os profissionais de TI conseguem trabalhar com mais segurança, passando a cumprir os seus prazos de trabalho, aumentando a capacidade de operação e tornando o ciclo produtivo crescente.
Permite que a empresa trabalhe com foco no cliente
O cliente é a “razão de viver” de qualquer empresa e, no conceito Lean IT, o seu bem-estar deve ser o direcionador de todas as ações da organização. A abordagem que essa metodologia apresenta para esse objetivo chama-se fluxo de valor. Nessa metodologia, a empresa tem como foco a realização de uma sequência de eventos que produzam e agreguem valor ao cliente.
A primeira coisa a fazer é identificar o que está atrapalhando a experiência dos clientes com a sua empresa — como a falta de procedimento no processo de compras, serviços indisponíveis etc. Depois, o gestor deverá traçar as estratégias para que esses obstáculos sejam eliminados.
O Lean IT pode ter uma influência muito benéfica nos processos de sua empresa. O objetivo é fazer com que o seu negócio cresça de uma forma bem direcionada e, assim, torne-se referência nos serviços que presta.
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