Blog >

Os impactos da transformação digital

Se você está antenado no mundo da TI, certamente já ouviu alguns termos comuns nas últimas décadas, como Business Intelligence, Big Data, Machine Learning, Internet das Coisas, realidade virtual e computação em nuvem. O que todos eles têm em comum? São pilares da transformação digital, que está tomando conta das empresas.

A união da intensa produção de dados com sistemas de estruturação e inteligência artificial tem dado a oportunidade para os gestores tomarem as melhores decisões e liderarem um processo de inovação. O grande dilema dos gestores, quando o assunto é transformação digital, tem relação com a implementação do processo dentro da empresa e os impactos que a transformação trará.

Para que você tire essas dúvidas, fizemos este post que responde a questões importantes acerca da transformação digital. Confira!

O que é transformação digital?

Mais do que adotar ferramentas tecnológicas, a transformação digital consiste em reestruturar os processos internos de uma empresa, colocando a cultura digital como foco, para ganhar produtividade, melhorar a gestão e entregar a melhor experiência para o cliente. Para que isso seja possível, é necessário que sejam feitas mudanças estruturais, que coloquem a tecnologia como elemento central na empresa.

Muito além da presença digital

Muitos gestores se enganam ao achar que, pelo simples fato de a sua empresa estar presente nos canais digitais, com perfis atuantes em redes sociais e um blog ativo, já está imersa na transformação digital.

A transformação digital demanda uma mudança mais profunda, que envolve investimentos em tecnologias, profissionais qualificados, novos métodos de trabalho, treinamento e nova cultura organizacional.

Transformação digital que abrange mais do que empresas de tecnologia

Há uma confusão muito grande em relação à transformação digital no que diz respeito à sua aplicação nos diversos segmentos empresariais. Muitos acreditam que esse processo é privilégio de empresas de tecnologia, o que é um engano, já que as ferramentas digitais fazem parte do nosso dia a dia em todas as áreas.

Atualmente, é possível pagar contas, pedir comida, encontrar um quarto de hotel, reservar ingressos para um show, comunicar-se com a prefeitura de sua cidade e muitas outras atividades, de forma 100% digital.

Engana-se quem pensa que isso é um milagre proporcionado apenas pelo uso de aplicativos, pois, para que as ferramentas digitais entreguem o que o cliente está precisando, é necessário todo um trabalho de planejamento, que vai desde a elaboração de produtos ou serviços e a relação que o software terá com a empresa até a forma como ele será implantado e distribuído ao público.

Não importa o segmento da empresa, ou, até mesmo, se é um órgão governamental. Todos podem usufruir da transformação digital e extrair o melhor dela.

Quais são os principais motivos para adotar a transformação digital nas empresas?

Para que você entenda, de maneira prática, o impacto da transformação digital nas empresas, separamos, neste tópico, alguns dos motivos para que ela seja adotada hoje mesmo em seu negócio. Acompanhe!

Otimiza os processos internos

A transformação digital permite a otimização dos processos internos da empresa, deixando as atividades mais simples e eficientes, eliminando tarefas burocráticas e repetitivas e aumentando a produtividade.

Isso porque um dos pilares da transformação digital é a virtualização de processos offline, permitindo a simplificação, a automação e a organização. Bons exemplos são os sistemas de gestão logísticos.

Se, antes, os documentos tinham que passar de setor em setor, para que todos dessem baixa e fizessem os trâmites burocráticos, atualmente, quando a mercadoria é registrada no sistema, as informações caem em um banco de dados centralizados e todos os setores recebem as informações em tempo real, de forma automática, eliminando uma série de burocracias e reduzindo a margem de erro.

Estimula o processo de inovação

A transformação digital é um processo de melhoria contínua, afinal, no mundo da tecnologia, novas ferramentas surgem o tempo todo. Dessa forma, os gestores podem desenvolver, testar e lançar, no mercado, novas ideias de forma mais otimizada.

Até então, a inovação era gerenciada tendo como foco exclusivamente o produto acabado. Como era difícil fazer testes com análises preditivas, a maioria das análises se baseava em intuições. Isso significa que os principais problemas só eram descobertos com o produto já na venda final.

Hoje em dia, com as inúmeras ferramentas de análise de dados, que permitem uma maior precisão na análise de mercado e sobre as necessidades do cliente, aliadas às ferramentas de testes e às metodologias ágeis, os produtos e serviços são projetados, criados, testados e modificados, durante o processo, permitindo um alinhamento bem maior entre o projeto e a expectativa do cliente.

Dessa forma, é possível estar sempre à frente do tempo, criando soluções baseadas em dados e testes reais em tempo real e não mais apenas baseado em empirismo ou em falhas de produtos acabados.

Cria novas experiências para seus clientes

A transformação digital, aliada ao Big Data e às ferramentas de mineração de dados, permite à empresa focar a experiência do cliente, baseada em segmentação. Essa segmentação dá a possibilidade para que as corporações personalizem produtos, serviços e atendimento, aumentando a capacidade de fidelização.

É possível, também, analisar o que as pessoas estão dizendo sobre a sua empresa, o seu produto ou o seu serviço, e tentar extrair insights desses comentários, podendo até desenvolver novos produtos baseados em necessidades explícitas desses consumidores.

Como colocar a transformação digital em prática?

Agora que já sabemos o que é a transformação digital e os impactos que ela pode trazer para uma empresa, vamos entender melhor como colocá-la em prática. O processo é complexo e dependerá das necessidades e da estrutura de sua empresa, mas alguns passos iniciais são importantes para começar e isso que focaremos neste tópico.

Faça um planejamento estratégico

Como dissemos no início do post, a transformação digital não está ligada apenas às ferramentas digitais, mas a uma mudança de abordagem da empresa, focada 100% em estratégias digitais voltadas para o negócio. Isso requer, acima de tudo, um bom planejamento estratégico.

Todas as ferramentas utilizadas, os profissionais envolvidos, o treinamento e o direcionamento dos produtos devem ser feitos com base nesse planejamento, para que haja uma maior fluidez no processo. Deve-se ter um objetivo específico, como melhorar a produtividade, fidelizar clientes, aprimorar a tomada de decisão, integrar sistemas etc.

Invista em infraestrutura

Depois do planejamento estratégico, é hora de fazer uma avaliação da infraestrutura da empresa, para ter certeza de que ela está preparada para esse novo momento. É preciso investir em softwares que vão ao encontro desse planejamento estratégico e que ofereçam automação de processos e a obtenção de insights. A computação em nuvem deve ser um dos pilares para a implementação de soluções e a centralização de dados.

A empresa também pode avaliar as suas necessidades e encomendar softwares personalizados, que atendam às suas demandas específicas e a projetos de acordo com o planejamento, para suprir as principais necessidades do negócio.

Invista em uma mudança cultural

A transformação digital, como o próprio nome sugere, depende de uma mudança estrutural na empresa, mas também de uma mudança de cultura. É importante que todos os profissionais envolvidos comprem a ideia e passem a pensar o negócio a partir desse prisma.

Sem essa imersão completa, mesmo com os equipamentos corretos e o planejamento inicial, a revolução pode acabar por ser abandonada, pois os desafios iniciais são enormes.

É importante que todos estejam dispostos a abandonar a zona de conforto, pois a transformação digital é um processo já consolidado. As empresas que negligenciarem esse fato tendem a perder espaço em mercados cada vez mais concorridos.

Esperamos que, após a leitura deste post, você tenha entendido a importância da transformação digital para as empresas e que aproveite as nossas dicas para dar os primeiros passos rumo a esse processo.

Gostou do post? Então, siga-nos nas redes sociais e receba, em primeira mão, as nossas novidades. Estamos no Twitter, no Facebook e no LinkedIn.

Fique por dentro das novidades