Blog >

Qual a importância de uma boa infraestrutura de rede?

infraestrutura de rede

Com as empresas cada vez mais imersas na transformação digital, aumentou a necessidade de uma boa infraestrutura de rede. Essa infraestrutura é responsável por todas as conexões dos ativos de TI relacionados ao uso empresarial, que garantem um maior controle de recursos e equipamentos conectados. O objetivo do planejamento dessa infraestrutura é evitar a sobrecarga de banda e de energia elétrica.

Cabe ao gestor elaborar um planejamento de instalação e sequenciamento de dados que transpassem o ambiente empresarial. Servidores, nuvem, dispositivos móveis, sistema de gestão, Internet das Coisas e o que mais for importante na infraestrutura deverão ser mapeados. O foco está na manutenção da estabilidade e no trabalho de cada profissional.

Neste post, vamos entender a importância de manter uma boa infraestrutura de rede. Confira!

Otimiza a gestão de dados

Como sabemos, a gestão da infraestrutura de redes fica responsável pela conexão de todos os dispositivos e sistemas de uma empresa, ou seja, tem um papel importantíssimo na gestão de dados corporativos. Se a empresa não tem um suporte adequado para fazer essa conexão, todo o desempenho fica comprometido e prejudica a gestão das informações.

Quando a organização não prioriza os investimentos em uma boa infraestrutura de rede, pode ter problemas na conexão com os principais servidores corporativos, fazendo com que o acesso dos dados fique comprometido.

Como todos os setores da empresa são dependentes desse acesso aos servidores, a produtividade será prejudicada. Por isso, é importante que a companhia dê o suporte necessário para que os profissionais de TI possam atuar de forma eficiente.

Facilita o acesso a informações estratégicas

Falamos acima que a boa gestão da infraestrutura de rede está ligada à otimização da gestão de dados da empresa. A consequência dessa otimização é uma maior disponibilização desses dados estratégicos para que os gestores retirem os insights que norteiam a gestão.

Em tempos de Big Data, com as informações sendo produzidas de forma ininterrupta e de múltiplas fontes, ter agilidade e organização na coleta e no tratamento desses dados é importantíssimo, e a infraestrutura de rede é essencial para esse processo.

Melhora a segurança

Com uma boa infraestrutura de rede, o gestor pode elaborar, com mais organização, o seu plano de segurança da informação. Isso acontece porque a implementação deve ser acompanhada de um plano de contingência para a resolução de eventuais problemas.

Por exemplo, quando a empresa investe em dupla abordagem — quando é feita a conexão de fibra óptica entre prédios por caminhos distintos —, o gestor garante, caso haja uma falha de um dos dois, que as conexões se manterão ativas, pois sempre haverá uma segunda alternativa.

Além da proteção física, a manutenção de uma infraestrutura de rede ajuda a empresa a se prevenir de ataques que podem trazer prejuízos enormes, como o DDoS, em que é feito um excesso de requisições para inutilizar um servidor ou para consumir toda a largura de banda.

Torna a empresa mais competitiva no mercado

A transformação digital colocou a infraestrutura de TI como determinante para o sucesso dos negócios. Com uma boa infraestrutura de rede, a agilização dos processos e a segurança no dia a dia da empresa, a competitividade no mercado é potencializada.

Isso se torna primordial em um segmento cada vez mais dinâmico e que exige respostas ágeis dos gestores. Com uma boa infraestrutura de redes, a empresa consegue traçar e executar as estratégias para melhorar a produtividade e ganhar eficiência nos processos.

Como vimos neste post, uma boa infraestrutura de rede é importante para que todos os ativos de TI de uma corporação se comuniquem de forma fluida e organizada. É importante também que as informações, além de seguras, estejam bem estruturadas e sejam de fácil acesso, facilitando a vida dos gestores e a produtividade — e a infraestrutura garante essa facilidade.

Gostou do post? Então, siga-nos nas redes sociais e receba, em primeira mão, as nossas novidades. Estamos no LinkedIn, no Twitter e no Facebook.

Fique por dentro das novidades