Blog >

Como a tecnologia Microsoft pode apoiar a inclusão na vida pessoal e profissional

Por Gabriela Magalhães*

Uma vez que a indústria de tecnologia respeita a inovação e não a tradição – como bem observou nosso CEO global, Satya Nadella – ter um time diverso, capaz de gerar inovação por meio de ideias e referenciais diferentes é fundamental. Em 2015, quando renovamos nossa missão “Empoderar cada pessoa e cada organização do mundo a alcançar mais diversidade e inclusão”,  tornaram-se pilares de nossa cultura.

A preocupação com acessibilidade vem bem antes da renovação da nossa missão. É uma realidade desde os anos 90, quando passamos a adotar o Design Inclusivo para o Desenvolvimento de todas as nossas tecnologias e Bill Gates declarou nosso comprometimento com a Acessibilidade.

O Design Inclusivo reconhece a exclusão, aprende com a diversidade e tem o objetivo de resolver questões para uma pessoa, com um potencial de impacto que se estende a muitas. Focamos, deste modo, na usabilidade da tecnologia em si. Quando desenvolvemos, por exemplo, as legendas automáticas do Power Point, pensamos inicialmente na inclusão da pessoa surda ou que tem baixa audição. Mas este mesmo recurso pode ser usado para tradução da fala do apresentador para mais de 60 idiomas. Um brasileiro pode, por exemplo, fazer uma apresentação em sua língua nativa e apresentar a uma audiência de outra nacionalidade usando a legenda em inglês, espanhol, japonês etc. Tudo isso em tempo real.

Há diversos recursos como este já incluídos no Windows 10 e no Microsoft 365, o conjunto de softwares de produtividade da Microsoft. Muitas pessoas já até têm acesso a eles, mas em muitos casos desconhecem. Este é o grande objetivo deste artigo. Mostrar como nossa tecnologia pode apoiar a inclusão tanto na vida pessoal quanto profissional.

Windows 10

O Windows 10 inclui recursos de acessibilidade que beneficiam todos os usuários. Esses recursos facilitam a personalização do computador e oferecem a usuários, com diferentes habilidades, opções para melhorar sua experiência com o Windows.

Clicando no botão iniciar e depois em “Configurações”, vocês encontrarão um menu com todas as configurações de acessibilidade para tornar seu sistema operacional habilitado para qualquer necessidade que você venha a ter. Ele chama-se “Funcionalidade de Acesso”.

No Menu, há 3 subgrupos a serem configurados:

  • Visão: Pode ser configurado o tamanho da fonte da tela ou o zoom geral que melhor se adapta a seu espectro de visão. A lupa também pode ser habilitada para um zoom mais focal e não da tela toda. Para daltônicos ou pessoas que têm baixa visão, há a possibilidade de adicionar filtros de cor ou alto contraste.

Por fim, também é possível usar o Narrador do Windows 10 como leitor de tela. Este leitor irá narrar todo o conteúdo da tela, não só da tela do Windows ou do Microsoft 365. E é uma opção para diminuir o custo adicional com outros leitores de tela, uma vez que este já vem embarcado em seu sistema operacional nativo.

  • Audição: é possível usar as opções de edição de volume de som, a ativação de áudio modohabilitar alertas visuais ao invés de sonoros, edição das legendas de vídeos salvos na máquina ou Onedrive e as legendas usadas no Power
  • Interação: Escolha como prefere interagir com a sua máquina: usando apenas sua fala, com o apoio da assistente virtual Cortana; apenas o teclado; apenas o mouse ou ainda controlando-a apenas com seus olhos. Este último recurso é muito útil para pessoas com ELA (Esclerose Lateral Amiotrófica) ou alguma deficiência que gerou algum tipo de paralisia.

O controle com os olhos é o único recurso que precisa de um dispositivo especial para funcionar. Há uma lista de dispositivos com rastreador ocular, necessários para ativar este recurso. Já existem também alguns notebooks em que a webcam integrada realiza o rastreamento ocular.

Foco nas tarefas

Além da facilidade de acesso, o Windows oferece muitas formas de reduzir as distrações para os usuários focarem em suas tarefas.

Escolha os ícones que aparecerão na barra de tarefas e reduza o número de itens exibidos. Selecione o botão Iniciar. Depois, selecione Configurações > Personalização > Barra de tarefas e, então, em Área de notificação, escolha Selecione quais ícones devem aparecer na barra de tarefas.

Ícones do sistema, como o Indicador de Relógio e Bateria, também podem ser ativados ou desativados. Selecione o botão Iniciar, então selecione Configurações> Personalização e, então, em Área de notificação, escolha Ativar ou desativar ícones do sistema.

É possível também ativar o “Assistente de foco” clicando no botão de notificações no canto direito da sua barra do Windows para escolher quais notificações quer receber.

Microsoft 365

Poderia escrever páginas e páginas de todos os recursos de acessibilidade já embarcados no Microsoft 365, uma vez que ele inclui muitos produtos como OneNote, Power Point, Excel, Word e Microsoft Teams. Mas vou me ater àqueles que entendo que podem ser mais valiosos aos leitores neste contexto de isolamento social:

Você pode escolher usar o fundo escuro ou de alto contraste para usar melhor este aplicativo também. Clicando apenas em “Configurações” no canto superior esquerdo onde aparece sua foto;

Gerencie também as notificações do seu Microsoft Teams para evitar distrações.

  • Verificador de Acessibilidade: todos os produtos do Microsoft 365 já incluem o “Verificador de Acessibilidade”. Com o uso da Inteligência Artificial, o recurso notifica se seu conteúdo atende aos parâmetros básicos de inclusão como contraste, inclusão de texto alternativo, entre outros. Ele pode ser acessado a partir do menu “Revisão” e depois basta clicar em “Verificação de Acessibilidade”.
  • Legendas do Power Point: as legendas são as maiores facilitadoras de comunicação em apresentações online – inclusive agora que estamos trabalhando de casa e pode haver mais ruído do que o normal ou quando estamos trabalhando de qualquer ambiente mais barulhento. Pense em uma reunião com pessoas que falam outro idioma. Como apresentar um material em uma língua que você ou o seu colaborador não domina? Provido de Inteligência Artificial, o PowerPoint disponibiliza legendas simultâneas em mais de 60 idiomas. Sem contar que o uso de legendas também se faz necessário quando temos participantes com alguma deficiência auditiva e são oralizados. A partir da leitura em tempo real, eles podem estar 100% integrados durante as reuniões.
  • Ferramentas de Aprendizagem: são ferramentas gratuitas que implementam técnicas comprovadas para melhorar a leitura e a escrita, independentemente da idade ou das habilidades da pessoa. Podem ser usadas no Word, Outlook, Microsoft Teams, OneNote ou em qualquer página de internet aberta no navegador Microsoft Edge. Este recurso pode dar maior espaçamento entre as palavras, separá-las em sílabas, parágrafos, incluir cores diferentes para substantivos, adjetivos, verbos etc. As ferramentas de aprendizagem são aliadas valiosas, por exemplo, para o ensino de crianças com dislexia ou dificuldade para aprender a ler.
  • Ditado: use o recurso Ditar para falar em vez de digitar em um arquivo. Pode ser uma maneira muito mais rápida de redigir um e-mail ou documento. Ele pode ser encontrado no Outlook, Word, OneNote e Power Point.

*Gabriela Magalhães é Gerente de Produto de Microsoft 365 e Líder de Acessibilidade da Microsoft Brasil.

Texto originalmente publicado no blog da Social IN.

 

Fique por dentro das novidades