Blog >

9 dicas práticas para aprimorar o trabalho remoto

Trabalhar remotamente é uma prática cada vez mais comum em diversos tipos de negócio. Há muitos aspectos positivos na adoção desse modelo de trabalho, mas é inevitável pensar em alguns pontos de atenção para não prejudicar o funcionamento da empresa, a produtividade dos colaboradores e a entrega para os clientes.

Por isso, nós separamos algumas dicas importantes para fazer do trabalho remoto uma realidade, sem afetar de maneira prejudicial os processos da empresa. Vamos lá.

 

Para os colaboradores

1 – Defina um local de trabalho

Há quem prefira fazer home office em um café, livraria ou qualquer outro local externo. Se é viável e você funciona melhor dessa maneira, ótimo. Mas caso opte por trabalhar em casa e não tenha um escritório para realizar as suas atividades, procure definir um espaço que será utilizado para isso. Desse modo, ainda que esteja no seu ambiente doméstico, é possível tentar distanciar um pouco suas tarefas pessoais das profissionais. Dependendo da sua função, atente-se também à privacidade exigida ao escolher o local.

2 – Prefira um ambiente confortável

Algumas pessoas conseguem se adaptar facilmente em ambientes atípicos, se comparados com os tradicionais escritórios. Ainda assim, estar em um local aconchegante e propício interfere na produtividade e no desempenho das tarefas. Por isso, tente buscar lugares com uma boa iluminação, com uma temperatura agradável e sem tantas distrações, como barulhos externos. Se possível, trabalhe com mesa e cadeira ergonomicamente confortáveis, prezando pelo seu bem-estar ao longo do dia.

3 – Adote práticas de segurança

Independentemente do segmento de atuação, tomar alguns cuidados em relação a dados internos e de seus clientes é fundamental. Siga as orientações gerais de segurança da sua empresa, mas, também, leve em consideração que algumas atitudes pessoais podem fazer a diferença. Por exemplo, não deixe seu notebook – ou outros materiais de trabalho – expostos ou com fácil acesso de estranhos. Ao finalizar o expediente, mantenha o equipamento guardado em local seguro. Evite comentar sobre assuntos sensíveis à empresa e aos clientes em locais públicos ou com pessoas alheias ao seu trabalho.

4 – Estabeleça uma rotina

A flexibilidade e a liberdade do trabalho remoto precisam ser suas aliadas e não inimigas. Ao trabalhar à distância, separar a vida pessoal da profissional pode se tornar um obstáculo. Neste momento, a capacidade de autogestão torna-se imprescindível. Da mesma forma que acontece presencialmente, é importante definir um horário de início e fim de expediente, bem como estabelecer pausas, inclusive para se alimentar. Além disso, organize suas demandas e prioridades para otimizar o seu tempo de trabalho.

5 – Use as ferramentas digitais a seu favor

Olhar para o lado e perguntar ao colega de equipe como está o andamento de uma determinada tarefa, pode até ser mais prático e ágil, mas é totalmente possível manter diálogo com o time através das inúmeras ferramentas digitais disponíveis. Elas auxiliam – e muito! – na comunicação. Caso sua empresa tenha plataformas definidas, como e-mail ou aplicativos de chat, não deixe de utilizá-los para facilitar o contato com os demais. Sem contar que, muitas delas, oferecem diferentes formas de conexão, como vídeo e áudio, além da mensagem escrita.

6 – Atenção ao se comunicar com seus gestores e equipe

Pode ser um tanto angustiante fazer parte de um processo, ter o seu trabalho conectado ao de outras pessoas e não saber em que etapa cada um está. Imagine tudo isso à distância. É primordial manter a comunicação com seus gestores e com o time do qual você faz parte. Mas, principalmente, é importante se comunicar se forma clara e objetiva, tendo certeza de que o receptor compreendeu a sua mensagem e as suas intenções. Lembre-se: Nem tudo que é óbvio para você é óbvio para o outro.

 

Para empresa e gestores

7 – Entenda as necessidades de cada área

Por mais que todas as áreas da sua empresa estejam conectadas e dependam umas das outras, elas podem ter necessidades bem específicas e diferentes entre si. Estar atento a essas particularidades, como o trabalho remoto impacta em cada uma delas e definir estratégias de trabalho para cada time, pode ser definitivo para que suas equipes não sejam prejudicadas ao exercer suas funções à distância.

8 – Estabeleça metas e acompanhe as entregas de cada profissional

A flexibilidade do trabalho remoto não pode fugir ao controle da empresa e prejudicar fluxo de entregas e, por consequência, os clientes. Com isso, é determinante estabelecer metas e prazos para a sua equipe e acompanhar a performance de cada profissional. Ainda que não seja possível ter um retorno diário, defina ao menos um dia na semana para alinhar o que já foi feito, o que está em andamento e os próximos passos.

9 – Mantenha canal de comunicação aberto com seus colaboradores

Comunicação é uma via de mão dupla. Assim como os profissionais precisam manter um diálogo claro, objetivo e frequente com gestores e equipe, a empresa e seus responsáveis devem dar suporte e estar preparados para possíveis dúvidas e dificuldades. Esta é uma das dicas que também se aplicam ao trabalho presencial, mas é especialmente importante estabelecer um canal aberto com os funcionários, para que eles saibam que podem contar com seus gestores durante o trabalho remoto. Essa relação transmite confiança para que desempenhem suas tarefas.

 

Algumas medidas para um bom desempenho no trabalho remoto podem ser bem particulares. Mas com o tempo e autoconhecimento, vai ficar claro o que funciona para o seu perfil. Tem alguma dica que gostaria de acrescentar? Envie pra gente: vivacomunica@avivatec.com.br

Por fim, e não menos importante, este é um momento de redobrar as políticas de segurança e tomar cuidado com golpes cibernéticos que usam o Covid-19 para que usuários acessem links ou anexos maliciosos no computador. A recomendação é não acessar este tipo de conteúdo de fontes suspeitas.

Fique por dentro das novidades